INFLUÊNCIA CULTURAL EM PACIENTES DO PACIENTE CIRÚRGICO
Tese: INFLUÊNCIA CULTURAL EM PACIENTES DO PACIENTE CIRÚRGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annadu • 12/5/2014 • Tese • 871 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
AS INFLUÊNCIAS CULTURAIS NA DOR DO PACIENTE CIRÚRGICO
O profissional da saúde de modo geral, tem como uma de suas funções a de avaliar a dor do paciente, intervir e avaliar a sua própria intervenção. Tendo a dor como um fenômeno universal e que este presente em varias doenças e cirurgias.
A punição de Deus, para as crenças religiosas; uma emoção, que vem do coração e não do cérebro, como Aristóteles; e algo errado com o corpo, como Descartes, são alguns dos significados que são buscados para a dor. A dor também pode ser algo cultural, que com o passar do tempo pode se transformar em uma doença psicológica. Sendo assim a pesquisa realizada referente a situação cirúrgica, a dor é descrita como forte, aguda devido a lesão dos tecidos pela incisão cirúrgica, porém cada paciente pode reagir ao fenômeno de maneiras diferente.
De acordo com ponto de vista cultural, a dor esta relacionada com o a aprendizagem cultural de cada individuo, o modo como cada um lida com a dor pode ter uma ação diferente de pessoa para pessoa. Este comportamento pode variar dependendo da idade, nível cultural, sexo e classe social. Isto significa que cada pessoa tem uma maneira diferente se manifestar quando recebe um estimulo que julga doloroso ou até mesmo a maneira que ele retrai esta dor por decorrência de encorajamento por exemplo. De acordo com os pesquisadores, a dor pode ser voluntaria ou involuntária, privada ou publica e suas manifestações podem ser verbal ou não verbal o qual é necessário pra identificar se a pessoa tem dor ou não porem em alguns povos a ação não verbal que caracteriza a apreensão e aceitação da dor significam virilidade e coragem.
Na realização da pesquisa realizada entre fevereiro e maio de 1996, foi realizadas gravações como pacientes que estavam em uma unidade de internação cirúrgica, em estado de pós-operatório e realizadas analises de dados análise dos dados fundamentada em LUDKE; ANDRÉ e BOGDAN; BIKLEN. Foram doze pacientes do sexo masculino com idades entre 33 e 69 anos que se encontravam no período de pós-operatório, pois no período cirúrgico o paciente tem pouco contato com a dor uma vez que a incisão cirúrgica lesa os tecidos. Os pacientes haviam sidos submetidos à cirurgia de gast rectomia to tal, ressecção de mioma, revascularização do miocárdio, colecistectomia, retossigmoidectomia, esofagectomia parcial, amputação do colo retal e hérnia inguinal. O objetivo era analisar os tipos e características da dor em cada paciente. Foram encontradas quatro categorias relacionadas ao objetivo do estudo:
Tipos de dor - Que é a classificação da dor apresentadas pelos pacientes e quanto a sua intensidade. Alguns pacientes apresentaram sono, dor de garganta, dores no estômago e cólica no período pós-operatório e isso deixam claro que a dor não se limita apenas ao local da cirurgia como também os movimentos relacionados nela, a anestesia dada, a condição psicológica de cada paciente etc.
Expectativa pela dor – Essa categoria visa estudar a maneira como os pacientes se preparam para a sentirem dor no período pós- operatório. Constatou-se que apenas um paciente não esperava sentir dor e que todos os outros já esperavam. Notou-se também que a expectativa da dor e sua aceitação, são caracterizadas por componentes de experiências
...