Idéias gerais sobre personalidade
Por: Vilmar Lemos • 6/3/2018 • Artigo • 697 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
‘Cap 11 mapa conceitual
A personalidade no senso comum, esta relacionada a uma referencia ou atributo ou característica que causa alguma impressão no próximo.
Desse modo o sentido da palavra se relaciona bastante com o sentido popular, pois se refere à aparência externa, à impressão que cada um causa nos outros.
(personalidade) > (senso comum)> (aparência externa)>( característica ou defeito que causa alguma impressão). (psicologia)>(Gordon Allport)>(principio da globalidade)> (principio social)>(principio da dinamicidade)>principio da individualidade)>( personalidade é tudo que se integra e forma o individuo caracterizando de forma única naquele meio).
E os psicólogos, oque entendem por personalidade?
A partir da pesquisa do psicólogo Gordon Allport, onde ele listou em 1937, 50 definições da palavra e posteriormente foi possível identificar a existência de ideias comuns a respeito da personalidade. Estes princípios são:
Principio da globalidade:
A partir de um conjunto de traços, afetivo, cognitivo e de comportamento, os elementos inatos, orgânicos e sociais formam o conceito de personalidade, assim personalidade é tudo que somos.
Principio social:
A partir da interação social onde a personalidade se forma e onde é imprescindível pensar ela sem dimensões sociais, a personalidade é formada nos hábitos e características adquiridos em resultado dessas interações. Assim promovendo o ajustamento do individuo.
Principio da dinamicidade:
A personalidade é dinâmica. Formada por vários elementos que se interagem e combinam, dando forma a novos efeitos originais. Dessa maneira a personalidade é oque organiza, integra e harmoniza todas as formas de comportamento e características do individuo. Porem além da instabilidade e coerência, ela é sempre capaz de receber novas influencias e adaptar ao meio.
Principio da individualidade:
A personalidade é sempre individual, no qual distingue do outro, havendo sempre uma dimensão peculiar e única de cada um de nos. Assim a personalidade se forma a partir de conjunto de aspectos próprios do individuo pelos quais ele se caracteriza.
Assim pode se resumir em psicologia que a personalidade é um conjunto de total de características próprias do individuo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage as próprias características daquele meio.
A formação da personalidade
A configuração da personalidade é única para cada individuo, e se desenvolve a partir de fatores genéticos e ambientais.
- fatores genéticos: influenciam-se através da estrutura orgânica e do processo de maturação.
-fatores ambientais: incluem tanto o meio físico quanto o social e começam, a influenciar a formação da personalidade na já vida intrauterina.
Personalidade e hereditariedade:
A hereditariedade é a transmissão de caracteres dos pais aos seus descendentes através dos genes. Os genes são estruturas minúsculas encontradas nos cromossomos, presentes no núcleo das células.
A maturação é o processo fisiológico pelo qual a hereditariedade atua durante toda a vida, determinando mudanças na estrutura do corpo, no funcionamento das glândulas e do sistema nervoso. Em consequência, também ocorreram mudanças no comportamento. Assim, é também responsabilidade da hereditariedade da espécie que espécies diferentes tenham diferentes ritmos de maturação.
Como a hereditariedade influencia a formação da personalidade?
A hereditariedade não se influencia causa direta ao comportamento. Sua influencia se da de forma indireta, através das estruturas orgânicas pelas quais respondemos aos estímulos.
...