Conceito Genérico De Personalidade
Pesquisas Acadêmicas: Conceito Genérico De Personalidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidycarneiro • 6/4/2013 • 283 Palavras (2 Páginas) • 1.089 Visualizações
Conceito genérico de personalidade
* Conjunto de características psicológicas que determinam a constituição do sujeito e individualidade.
O termo “personalidade” derivada palavra persona, que se refere à máscara utilizada pelos atores gregos no teatro.
Persona passou a se referir tanto a aparência externa quanto a expressão do que se sente, pensa, age.
A criança quando nasce ela nasce em simbiosa, ela sequer sabe a extensão de seu corpo. Apenas após os três meses de idade ela percebe que tem braços. Ela começa a partir daí a distinguir-se das outras pessoas, ela começa a notar o seu ‘eu’.
Há um livro chamado “Primeiro ano de vida, de Renné Spilz”, é interessante. O autor faz experimentos psicológicos com a criança. Os humanos levam de 5 a 6 anos para se preparar para a vida. Isso em outras espécies animais é bastante diferente. Um cachorro com 6 anos de idade já é um ancião...
Persona eram as máscaras que os gregos usavam para manifestar emoções. Até hoje utiliza-se isso nos carnavais, é uma manifestação externa ao pensamento e, inclusive, pode expressar como as pessoas pensam, sentem e agem.
Eu individualidade significa que sou mais um em um conjunto de outros indivíduos. A noção e eu é subjetiva. Em nenhum momento passamos por um processo psicossocial para saber que sou eu. Isso é um processo biológico. Individualidade é o organismo que tem a singularidade de se distinguir dos outros.
Individualismo é quando um indivíduo junto “indivíduo” – a característica social – com “egoísmo”. O indivíduo adulto assume uma posição infantil. Quando uma criança chora para conseguir algo ela está assumindo sua característica egoística.
A noção de liberdade deriva da compreensão de que eu sou ‘eu’, que tenho a possibilidade de ser um indivíduo na raça humana.
...