Importancia Dos Jogos E Brincadeiras
Artigo: Importancia Dos Jogos E Brincadeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mima08 • 22/3/2014 • 377 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil
É através dos jogos e brincadeiras que as crianças aprendem e se desenvolvem em todos os aspectos, físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Por tanto devemos conscientizar a todos que a brincadeira faz parte da aprendizagem e não só um ato de lazer,a criança aprende a estabelecer e respeitar regras,desenvolve a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, e respeitar a opinião do outro.
Através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
É brincando também que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesma e ao outro. Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar.
Segundo Vygotsky (1998),à brincadeira de faz-de-conta, como brincar de casinha, brincar de escolinha, brincar com um cabo de vassoura como se fosse um cavalo, é privilegiada em sua discussão sobre o papel do brinquedo no desenvolvimento. No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual,sendo ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento. No brinquedo a criança vê um objeto, mas age de maneira diferente em relação àquilo que vê.No brincar, a criança consegue separar pensamento, ou seja, significado de uma palavra, de objetos, e a ação surge das idéias, não das coisas. Elas passam a agir e esforça-se sem sentir cansaço, não ficam estressadas porque estão livres de cobranças, avançam, ousam, descobrem, realizam com alegria, sentindo-se mais capazes e confiantes.O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos.
A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica, podem desenvolver diferentes atividades que contribuem e ampliam a aprendizagem da criança
Brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, cuja função principal seria facilitar o processo de socialização da criança e a sua integração à sociedade,o brincar como prática pedagógica, sendo um recurso que pode contribuir não só para o desenvolvimento infantil, como também para o cultural.
...