Indicadores IBGE e Agenda 21
Por: giovana799 • 13/11/2022 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
O que constituem e para que servem os indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE e a Agenda 21?
Os indicadores são utilizados para especificar e quantificar o grau de desenvolvimento sustentável de um País. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) utiliza o sistema SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática) para conter as informações dos atuais 63 indicadores que são divididos em quatro grupos: ambiental, social, econômico e institucional. Esse sistema é utilizado com a finalidade de ceder informações para as pessoas e que as mesmas possam acessar e utilizar de forma atualizada, democrática e rápida. Dessa forma a população pode visualizar e decidir quais são as melhores estratégias para auxiliar no desenvolvimento do País.
No âmbito ambiental, são analisados elementos de impacto na qualidade de vida da geração atual e futura, além da averiguação da conservação e preservação do meio ambiente. Na esfera social, são observados itens ligados à satisfação das necessidades das pessoas, justiça social, nível educacional, equidade, qualidade e condições de vida. No aspecto econômico, é apurado de que modo são utilizados os recursos naturais e a que fim são destinados, criação e manutenção de resíduos,e o comportamento macroeconômico e financeiro do País. Por fim, no aspecto institucional, observa-se a dedicação despendida pelo governo e pela sociedade para a realização das mudanças de implementação do desenvolvimento sustentável.
A agenda 21 foi um documento criado no Rio de Janeiro, em um evento denominado RIO 92, onde reuniu diversos líderes do mundo inteiro, ONGS e a participação da sociedade civil, com o intuito de discutir a preservação do meio ambiente e o que seria necessário para preservar a qualidade de vida no Planeta Terra com a cooperação de todos, de forma participativa e pública. Cada país construiu sua própria Agenda 21, e com base nessa agenda propõe seu planejamento de desenvolvimento e mobilizam a população com a implementação da importância dessa política ambiental e sustentável. Diante disso estados e municípios desenvolveram atividades de educação ambiental, desenvolvimento sustentável na área urbana e rural, inclusão social, metas a serem alcançadas,dentre outros programas, sempre pensando na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida de seus cidadãos.
Através dos indicadores, as metas que constam na Agenda 21 são revistas ao decorrer dos anos, com a finalidade de constatar se as mesmas foram atingidas e se necessário atualizá las, visto que a cada ano que passa o mundo globalizado se desenvolve mais rápido e passa por diversas transformações e com isso a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável se tornam ainda mais essenciais, para que assim se haja uma exploração da biodiversidade de forma racional e que não impacte na qualidade de vida da população atual e futura.
...