Instrumentos de medidas
Por: DEBORALIMAA • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 333 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
Instrumentos de medida
Mini inventário de Fobia Social (Mini-SPIN)
É uma forma reduzida do SPIN, e é uma escala autoaplicável a qual possui três itens que avaliam a evitação e o medo de constrangimento.
No presente estudo, o Mini-SPIN revelou um bom poder discriminativo,
Entrevista Clinica Estruturada para o DSM-IV (SCID-IV)
Elaboração de diagnósticos clínicos psiquiátricos embasados no DSM-IV
A Escala de Comportamento de Segurança na Ansiedade Social (ECSAS)
Tem por objetivo “avaliar um conjunto de comportamentos de segurança que os indivíduos com ansiedade social utilizam diante de situações sociais, a fim de prevenir as possíveis avaliações negativas, atribuídas aos outros”.
Medida de fidedignidade
Teste-reteste
Instrumento de medidas é aplicado duas vezes a um mesmo grupo de pessoas, realizado em um intervalo de 15 dias, e é considerado razoável por este não ser um teste que avalie memória.
Alfa de Cronbach
Para mediar a confiabilidade foram usados os níveis de consistência interna aferidos pelo alfa de Cronbach. Para que a consistência interna de um construto seja válida o alfa deve ser igual ou superior a 0,70.
Teste do qui-quadrado
O teste χ² de duas ou mais amostras independentes pode ser utilizado para verificar a dependência ou independência entre as variáveis sendo consideradas. As variáveis devem estar tabuladas em tabelas de contingência. Para o caso de duas variáveis tem-se uma tabela de dupla entrada.
Teste Mann-Whitney
É baseado nos postos dos valores obtidos combinando-se as duas amostras. Isso é feito ordenando-se esses valores, do menor para o maior, independentemente do fato de qual população cada valor provém.
O método das metades (Split-half)
Após dividir o teste pela metade, mantendo a equivalência dos itens, realiza-se a correlação entre os escores das duas metades e assim verifica-se, de outra forma, a fidedignidade da escala.
O transtorno de ansiedade sócia, ou fobia social
É identificado como um medo exacerbado e duradouro de situações sociais em que o indivíduo teme passar por constrangimentos diante de outras pessoas, e isso acaba dificultando diversas atividades cotidianas, como por exemplo: dialogar com estranhos, interagir com o sexo oposto, fazer refeições em público ou falar ao telefone (BURATO, et. al., 2009).
...