Intervenções Institucionais e Comunitárias
Por: biancaserafini • 14/9/2021 • Resenha • 644 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
O texto fala sobre assistencialismo, que presta assistência ás comunidades socialmente excluidas, mas também é uma política de exclusão que retro-alimenta a miséria, pois ela não resolve a desigualdade social, e não tem políticas para tirar as pessoas da condição de carência. Então ela fornece recursos aos cidadãos, apoiam e ajudam de formapontual para satisfazer as suas necessidades, mas não transforam a realidade social.
Os programas assistencialistas mantém a desigualdade social, eles reduzem a questão social apenas na sobrevivencia do indivíduo, e ela pode causar uma dependencia dessas pessoas que participam desses programas, e essa dependecia faz com que o cidadão fique mais longe da inclusão social.
Então as pessoas necessitam desse auxílio do governo e o gorverno se fortalece através dessa necessidade. O governo então disponibiliza comida, roupas, consutas médicas, remédios, passagens de onibus, para que as pessoas vontem neles se quiserem continuar recebendo esses recursos. É uma pratica de dominação que produz manipulação.
O assistencialismo é uma prática que estimula as pessoas deixarem seus desejos, e vontades de lado em troca desses favores.
Já a psicologia comunitária tem um carater interdisciplinar, que promove mudanças e desenvolvimento para essa população caractrizada por relações de dominação e exclusão social. Ela reconhece a copetencia dos indivíduos e das suas comunidades de serem capazes e responsáveis na construção de suas vidas, e busca modos de facilitar a inclusão dessas pessoas.
A psicologia comunitaria ela deve trabalhar de forma sistêmica, levando em conta a história e a realidade social do indivíduo, colaborar na formação da identidade social e indivídual, tentar desenvolver nas pessoas uma consciencia crítica e autônoma, promover perspectivas parauma mudança social, ajudar com que esses sujeitos buquem melhores condições de vida e bem-estar.
Ela costitui-se de facilitar e criar cenários que façam que essas pessoas possam ser ouvidas e compreendidas sobre decisões que só dizem a respeito delas, e que impactam em suas vidas. Fazer com que os indivíduos tenham autônomia e poder para resolver sues problemas, apartir de trocas de conhecimento. É preciso lutar contra a pobreza, pois para ter um desenvolvimento saudável humano é necessário ultrapassar a pobreza. A saude mental é importante para que o sujeito seja produtivo, tanto no trabalho, na escola, na sua comunidade e na sua família, e assim ele tem uma melhor quelidade de vida e bem-estar.
O trabalho do psicólogo comunitáio constitui-se na incerção e conhecimento dos sujeitos da comunidade, ele deve ser um facilitador, e identificar suas necessidades, buscando as melhores soluções, e respeitando a singularidade do local. Deve conscientizar as pessoas de deus direitos, fazendo com que elas saibam buscar uma qualidade de vida melhor.
Priorizar um trabalho em equipe, construir conhecimento convinvendo e ineragindo na comunidade, dando maior importancia para as pessoas vulneraveis e e situação de isolamento, dando suporte emcional e proporcionar informação fazendo com que o indivíduo se sinta confortavél.
No documentário sobre desigualdade sociais no Brasil, mostra apartir de dados do Relatório de Desigualde Global da escola de Economia de Paris, que o Brasil é o país democrático que mais concentra renda no 1% no topo da piramide, mas é o que o que a maior parte da população sofre com o crecimento da pobreza.
Até 2014 o Brasil vinha de u processo de crecimento, mas dai pra frente a desigualdade aumentou e a renda caiu, e a pobreza voltou a aumentar. Mostra um rapaz que conseguiu juntar dinheiro para abrir a propria barbearia mas por conta da crise precisou se desfazer dela por não ter condições de sustentar os custos. Teve uma cena que mostra um tiroteio, a gravação teve que se ser interrompida. O aumento da violencia também é um reflexo da desigualdade.
...