Introdução Trabalho Pinoqui as Avessas (PDTA)
Por: Sarah Martinis • 29/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 391 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar trechos do livro “Pinóquio às avessas”, escrito por Rubem Alves, e relacionar os mesmos com as seguintes abordagens: Tradicional, comportamental e humanista.
A abordagem tradicional é uma das abordagens usadas no processo de ensino e aprendizagem pelos pedagogos, que se fundamenta em uma prática educativa e na sua transmissão no decorrer dos anos. É caracterizada por ser extremamente rígida e centrada no professor, aonde o aluno apenas escuta o que o professor diz. Nesta abordagem o aluno é visto como um “adulto em miniatura” e tabúla rasa, que precisa ser formado, pois não sabe aprender sozinho. E o professor é visto como “pronto e acabado”, logo um homem já construído, e que não precisa aprender mais nada, apenas ensinar. É um tipo de concepção aonde os padrões são muito respeitados, o que é diferente disso é discriminado e abominado.
Já a abordagem comportamental acredita que o conhecimento é uma “descoberta”, porém, o conhecimento já existe no mundo externo. Nesta abordagem é caracterizado o fato de que a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento, logo o resultado é o conhecimento direto da experiência. Considera o “aprendiz” como um ser que responde estímulos fornecidos pelo ambiente externo, e este não leva em consideração o que ocorre dentro da mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem. O aluno é visto como um objeto de aprendizagem e um plano para alcançar os objetivos proposto, aonde o professor não se importa com nada além do resultado final que o aluno desenvolverá.
Na abordagem humanista vemos a ênfase que se dá a relações interpessoais e ao crescimento que desta resulta, centra-se no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada. Logo, vemos que esta abordagem acredita no fato de que o aluno só obtém conhecimento através de experiências próprias, o ser humano tem curiosidade natural para o conhecimento, então se é esperado a autonomia para que o aluno sinta a curiosidade do aprendizado. Por exemplo, em uma sala de aula o professor deve propor problemas a seus alunos sem lhes ensinar a solução, os desafiando e estimulando a descobrir tal.
Logo, com isso podemos dar sequência ao trabalho, lhes apresentando trechos do livro ao qual foi citado, e mostrando comparações do mesmo com as abordagens citadas acima.
...