Invisibilidade
Seminário: Invisibilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: haroldonary • 2/6/2014 • Seminário • 282 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
O termo “Invisibilidade Social” é um dos novos paradigmas do mundo contemporâneo. Este termo foi criado para designar tipos de ocupação, em geral denominados como sendo de baixa qualificação, com pouco, ou mesmo nenhum vínculo empregatício.
O fenômeno é principalmente determinado pelas influências sócio-econômicas advindas do sistema capitalista e das crises de identidade das relações entre
os indivíduos da sociedade moderna.
Observou-se que para cada caso, há um tipo específico de invisibilidade social. Este fenômeno ocorre geralmente onde haja uma relação de hierarquia, mesmo que não declarado ou diretamente ligado ao sujeito em questão e atinge o indivíduo que está à margem da sociedade.
Fatores que denotam esse tipo de ocorrência :
Fatores econômicos
Fatores culturais
Fatores sociais
Fatores estéticos
’Aparecer’, e ser importante para a espécie humana, ser valorizado de alguma forma é parte integrante de nossa passagem pela vida, temos que ser alguém, um bom profissional, um bom estudante, um bom pai, uma boa mãe, enfim, desempenhar com louvor algum papel social”. (Gachet).
Temos inclusive exemplos de “invisíveis” que se juntam em grupos a fim de obterem algum tipo de visibilidade na sociedade.
É o caso do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, (CUFA) – Central Única de Favelas, etc...
Um exemplo que nos remete à especificar a invisibilidade social individual, é a situação dos bolivianos que adentram nosso país em busca de uma vida melhor e sem possuir qualificação em sua mão de obra, são levados a trabalhar em oficinas de costuras em condições precárias, inadequadas e com uma remuneração bem a baixo do que produzem.
Por entrarem muitas vezes de forma ilegal em nosso país, ficam impossibilitados de procurar auxílio das autoridades, órgãos ou entidades específicas, se tornando assim invisíveis para o sistema.
...