Liderança. Poder
Resenha: Liderança. Poder. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: edsuzin • 15/11/2014 • Resenha • 3.108 Palavras (13 Páginas) • 267 Visualizações
O direito a fazer algo não significa que fazê-lo é certo. Ser detentor de poder é ter habilidade de influenciar os outros. Já a autoridade é o direito de influir sobre os outros. Poder é motivo de conquista, autoridade quase sempre delegação. Sendo assim, podemos ter poder sem autoridade como também autoridade sem poder.
A influência exercida seria o poder colocado na prática. Quando a influência cresce muito, atinge outro patamar que é o controle, situação em que muda o comportamento dos outros. O que não serve para o enxame, não serve para a abelha.
Existe poder latente, significando uma arma ou um instrumento, que pode nunca ser usado. Há também o poder relativo, que seria o poder que você tem sobre os outros dependendo de sua habilidade ao colocá-lo. Há também o poder dinâmico, configurado na mudança do poder com o tempo, à medida que os indivíduos ganham ou perdem poder em relação aos outros.
Para alguns psicólogos americanos, há pelo menos três usos gerais do poder. Poder sobre, aquele usado para fazer outra pessoa agir de determinado modo, que pode também ser chamado de dominação. Poder para, que dá aos outros os meios para agir mais livremente por si mesmos, também chamado de capacitação. Por fim, poder de, que pode nos proteger do poder dos outros, também chamado de resistência.
Certo fica que se você for usar o poder, primeiro terá que consegui-lo. Imaginem aquele que nunca conseguiu, de repente, sem mérito, sentir-se apto a conquistá-lo. Certamente não se dará bem, pois o processo de conquista cursa com a história pregressa, a qual precisa recomendar, do contrário nada acontecerá.
É preciso legitimidade, e esta só ocorre quando as outras aceitarem com simplicidade a liderança. Embora o poder legitimado faça lembrar autoridade, na realidade autoridade é o direito de exercer a força, enquanto no poder legitimado consiste no fato de um indivíduo acreditar que a outra possui esse direito.
Há pessoas, no entanto, que vivem toda uma vida e não conseguem reunir méritos. Por onde passaram e chegaram ao poder, oprimiram, humilharam e não detém memória positiva de resultados, aprovação dos circunstantes.
A propósito, a grande lição nos deu Sêneca, o grande filósofo ao afirmar: longo é o caminho ensinado pela teoria, curto e eficaz, o do exemplo.
Poder e autoridade não são para todos!
A liderança é determinada pela qualidade das decisões cotidianas. Quando nos oferecemos ou somos levantados para ser o líder, fazemos a primeira opção. A segunda vem na seqüência: vamos liderar pelo poder ou através da autoridade?
A maioria dos papéis de liderança tradicional vem junto com o poder. Poucos líderes desenvolvem a autoridade para acompanhar o poder que lhes foi confiado.
Poder e autoridade. Qual é a diferença?
Max Weber, um dos fundadores dessa área de estudo, diz que poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo.
Autoridade é a habilidade de levar os outros, de boa vontade, a fazerem sua vontade.
Outras maneiras de se observar estas diferenças, são: O poder é comprado e vendido, dado e tirado. Por outro lado, a autoridade é a essência da pessoa, está ligada ao seu caráter.
Características da liderança por poder
O poder funciona. É possível conseguir as coisas na base da imposição, mas apenas por um bom tempo. Quando usado de forma autoritária, o poder deteriora os relacionamentos. Se você impõe sua vontade, com o passar do tempo vai perceber o aparecimento de muitos sintomas desagradáveis.
Todos já conhecem a história de Hitler, que nos lembra esse tipo de liderança. Conheço uma pessoa que lidera pelo poder, infelizmente apenas ela não consegue perceber isso, mesmo com o esforço de seus colaboradores e até de colegas. Quando ela entra num determinado departamento da empresa, todos daquele local ficam com medo, param qualquer conversa que poderiam estar tendo e entram em estado de: Será que já vou levar uma bronca? Os colaboradores são expostos na frente dos outros, inclusive na frente dos próprios subordinados, desmoralizando-o perante a equipe.
É esse tipo de líder que você é?
Conseqüências da liderança por poder
Liderando pelo poder, a equipe é desmotivada e só trabalha pelo salário no final do mês. As pessoas ficam inibidas e não dão idéias, não se sentem parte do time. Elas não conseguem sequer serem elas mesmas. Talentos são paralizados. Além, de elevar o turn-over na empresa.
Características da liderança por autoridade
Qualquer um pode fazer a diferença na vida de outra pessoa, ainda mais se estiver em posição de liderança. É fundamental abrir mão de qualquer coisa que interfira na maneira de fazer a coisa certa.
O líder por autoridade encontra um pouco mais de tempo para ouvir as pessoas e tratá-las como se fossem pessoas importantes. Que tal trabalhar para diminuir seu controle e aumentar sua confiança? Fazendo isso você desenvolve sua autoridade e, também, influência.
Cito aqui o maior líder de todos os tempos, Jesus. Por que? Nenhuma pessoa com honestidade intelectual pode negar que a vida de Jesus exerceu uma grande influência na história, e ainda exerce até hoje. Inclusive, a história é dividida antes e depois dEle. Jesus Cristo fundou seu império baseado no amor e até hoje milhões de pessoas morreriam por Ele. Jesus falava sobre liderar com autoridade. Em essência, Ele dizia que, se alguém quisesse influenciar as pessoas do pescoço para cima então devia servir, ou seja, sacrificar-se e procurar o bem maior de seus liderados. A influência deve ser adquirida. Não há atalhos.
Conseqüências da liderança por autoridade
Equipe motivada e unida, lutando para alcançar um único objetivo: O objetivo de seu líder. Pessoas felizes com vontade de trabalhar e de fazer o plus pela empresa, se necessário. Colaboradores com idéias de melhoria para implementar na empresa e em processos.
Mostre as pessoas que você se preocupa com elas, e, seja verdadeiro
Prestar atenção, confiar, cuidar... Tais sentimentos precisam ser verdadeiros para serem efetivos. As empresas crescem e caem de acordo com a forma como cuidam das pessoas.
Os líderes bem-sucedidos são atenciosos com quem
...