Luria - A organização cortical do movimento
Por: Jefferson Amoriim • 5/9/2019 • Resenha • 374 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Luria possui diversos trabalhos experimentais ligados ao estudo do cérebro e sua relação com a manifestação concreta do psiquismo humano. O ser humano dispõe de sensibilidades interoceptivas, proprioceptivas e exterocepticas; do interior do corpo, do músculo e articulações (corporal) e outra espacial, consequentemente.
Luria reforça a perspectiva ao dar grande importância também aos analisadores proprioceptivos e exteroceptivos que são os responsáveis pelos movimentos, pois eles geram informações que são refletidas através de atividade analítico-sintética. Ou seja, podemos concluir que pensamos o mundo exterior através do movimento.
Ou seja, o movimento pode ser entendido como comportamento gerado por uma causa exterior, integrada e conservada por uma atividade superior de análise e síntese que se materializa como uma ação.
Como o corpo é uma manifestação da relação entre o mundo exterior e o mundo inteiro, podemos dizer que cada espécie de ser vivo terá diferentes modelos de adaptação ao meio externo tendo em vista que as condições são diferentes. Isso é o que chamamos de controle interior. Para o homem, este controle interior representa, portanto, a organização cortical do movimento na sua unidade de relação: corpo-cérebro e movimento-comportamento.
A complexidade dos movimentos é o responsável por gerar a organização do córtex, que associa os movimentos vindos da periferia. Porém entre o mundo exterior e o córtex existe o processo sensorial responsável por dar significado a um estímulo. Qualquer movimento do dia-a-dia exige um complexo programa de organização cortical.
Para Luria o movimento humano é um comportamento. E o comportamento por sua vez, uma unidade ma qual sistemas perceptivos (recepção) são simultaneidades com sistemas motores e efetores. A inter-relação entre os vários sistemas é essencial para a realização dum comportamento ajustado e correto.
A organização do cérebro resultou segundo Luria, da atividade em movimento do ser humano, precisamente na medida em que também a maturação do sistema nervoso da criança se formou também pela atividade em uma crescente maturidade de interações.
Com Luria se reforça e confirma a importância que esta concepção psicomotora tem para toda a problemática da aprendizagem escolar. Com ele podemos confirmar como o córtex é responsável pela organização dos movimentos. Qualquer movimento intencional exige um prévio plano de movimentos, é nisto que Luria situa a organização do movimento que, segundo ele, contem em si mesmo uma estrutura cibernética de controle.
...