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MÉTODOS BIOGRÁFICOS NO SARTHER: A Existência Ocupacional em Psicologia

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Por:   •  8/9/2014  •  Artigo  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

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O MÉTODO BIOGRÁFICO EM SARTRE: Contribuições do Existencialismo para a Psicologia

A reflexão sobre os fundamentos da psicologia estava no bojo desse contexto mais abrangente. A crise epistemológica da psicologia foi debatida por vários teóricos, que representavam certo momento de ebulição da crítica da psicologia científica, no qual uma nova perspectiva para a disciplina psicopatológica sustentada na noção de causalidade. Para compreender é preciso buscar as conexões compreensivas da vida psíquica pois o diagnóstico da situação do paciente devia ser feito sempre a partir da biografia do sujeito, dessa forma a compreensão era de que a vida psíquica é um todo. Além disso, a biografia leva uma perspectiva histórica mais ampla sendo assim o método biográfico tem muito mais a contribuir para a construção de uma nova disciplina. A concepção de homem para a teoria sartriana só pode ser compreendida levando em conta sua história individual, Sartre busca uma síntese transcendente entre a psicanálise, o marxismo e o existencialismo tendências que se manifestam no mesmo momento. Nesta concepção a existência humana ao tornar o homem concreto a sua realidade, portanto devemos buscar fatos em uma visão histórica e dialética. Sartre assinala precisar da relação do sujeito com as estruturas que o determina, pra explicar como os homens concretos Legrand diz que se constituem a partir das determinações sócio históricas. A ação humana sustentada nas condições dadas por mais alienada que seja sempre transforma o homem, com isso o método biográfico em Sartre vai sendo construído assim nas condições materiais só adquirem realidade quando vividos na particularidade de uma situação. O existencialismo tece críticas contundentes a forma mecanicista como as biográficas, seu método implica que as biografias sejam realizadas por dentro através de um movimento de compreensão buscando esclarecer as condições espaciais, materiais, antropológicas e sociológicas chegando a sua dimensão subjetiva e psicológica. A pretensão de Sartre era elaborar uma compreensão existencialista de uma personalidade proposta pela psicanálise. Em Saint Genet, demonstra que para compreender o ser humano é preciso de fato superar os equívocos apontados sobre a psicologia empírica, é preciso compreender o que ha de traços comuns nessas características, assim é preciso superar as concepções que consideram a pessoa enquanto uma individualidade encerrada a si mesma.Para Sartre o ser de um existente qualquer seria precisamente aquilo que parece e não existiria outra real idade fora do fenômeno: “O fenômeno pode ser estudado e descrito enquanto tal, pois ele é absolutamente indicativo de si mesmo”. Isso não quer dizer que o fenômeno não seja verdadeiramente um ser. Para Sartre, o ser do fenômeno é posto pela própria consciência e esta tem como caráter essencial a intencionalidade. Em outros termos, a consciência visa a um objeto transcendente, implicando, portanto, a existência de um ser não consciente. A ideia central de Sartre de todo pensamento existencialista é, que a existência precede a essência e é o único responsável pelo que faz, o método biográfico que Sartre propusera de investigação do sujeito é uma forma de compreensão totalizante e globalizante do individuo, visto como ser-no-mundo, partindo sempre

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