Método Experimental
Dissertações: Método Experimental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isacvp • 18/12/2013 • 447 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Método Experimental
As primeiras investigações foram realizadas na primeira metade do século XIX, por Gustav Fechner. Este foi o primeiro cientista a preocupar-se com a aplicação dos métodos exatos.
O método experimental foi então adotado pelos behavioristas, assumindo este método então passou a ter um papel privilegiado para o conhecimento do comportamento humano e animal.
A atividade experimental é dividida em três etapas: hipótese prévia, experimentação e generalização dos resultados.
Na hipótese prévia cria uma explicação possível em que o experimentador procura estabelecer uma relação de causa e efeito.
Na experimentação um conjunto de observações são realizadas em determinadas condições controladas com o objetivo de testar a validade da hipótese formada.
Para tal, o experimentador, faz variar determinado fator externo, e verificar quais as alterações provocadas por essa variável no comportamento que se está a estudar. Podemos então distinguir e definir dois tipos de variáveis: variável dependente e variável independente.
• Variável dependente (também chamada de variável de critério) é explicado em consequência da influencia que sofre de outras variáveis, ou seja, é o fator que varia a medida que o pesquisador modifica a variável independente. Pode ser considerado como o fator ou propriedade que é efeito, resultado, consequência ou resposta de algo que foi estimulado. É o efeito observado como resultado da manipulação da variável independente.
• Variável independente (também chamada de variável experimental ou de tratamento) pode ser caracterizada como a variável que influencia, determina ou afeta outra variável. É o elemento que sofre a manipulação por parte do pesquisador no momento de estabelecer a relação do fator com o fenômeno observado, para verificar se este afeta as outras variáveis, interfere nelas ou exerce influencia sobre os possíveis resultados do trabalho. É a condição, ou causa, para um determinado efeito ou consequência.
É importante para o trabalho a definição de população (termo que designa todos os indivíduos que pertencem a um dado grupo) e amostra (uma parte selecionada da população que a representa).
Durante a prática experimental, o experimentador recorre á constituição do grupo experimental e do grupo de controle.
• O grupo experimental é o que o sujeito a mudanças da variável independente.
• O grupo de controle experimenta as mesmas condições do grupo experimental, exceto a variação da variável independente.
É importante a divisão desses dois grupos para a etapa final. O grupo controle permite ao experimentador perceber se a influência sofrida na variável dependente é realmente causada pela variável independente ou não. E após essa verificação ocorre a análise dos resultados (confirmação ou não da hipótese) e depois a generalização desses resultados.
...