O Aconselhamento Genético
Por: João Victor Degani • 10/11/2016 • Trabalho acadêmico • 266 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
Aconselhamento Genético
Durante o estudo da genética, é comum verificarmos a probabilidade de algum evento ocorrer através do heredograma, para tornar a família ciente através do histórico dela se o filho carregará alguma falha genética. O exemplo prático disso é chamado de aconselhamento genético, que consiste nessa verificação e orientar os casais que possuem grandes chances de transmitirem alguma doença, avaliando as consequências que isso pode trazer para ajudar na decisão dos casais.
O procedimento é indicado para casais com grave histórico familiar de doenças degenerativas ou com idade avançada, por ter uma chance maior de gerar filhos doentes. Ele funciona em etapas: primeiramente, o casal é submetido a perguntas afim de colher o máximo de informação possível, para averiguar qual o risco de alguma doença ser transmitida, sendo um procedimento demorado, depois, exames físicos e complementares são aplicados, como o cariótipo.
Após o diagnóstico, deverá ser esclarecido as possibilidades de prevenção se possível, e tornar o casal consciente das consequências, com acompanhamento de uma equipe profissional, com foco de mostrar como será a vida do casal no caso de optarem em ter o filho, já que doenças genéticas geram limitações tanto psicológicas quanto econômicas.
Atualmente é desafiante fazer o diagnostico do bebê durante a gestação, além de ser traumático, porque, em alguns casos, o aborto é a melhor solução, tornando possivelmente um sonho do casal em uma decisão estritamente difícil, e em casos assim que o aconselhamento genético trabalha.
Para que o aconselhamento ocorra, é necessária uma equipe multiprofissional, acompanhada de especialistas da genética médica e um suporte de psicólogos, devido ser um procedimento considerado difícil de se lidar.
...