O Aconselhamento Psicológico
Por: Breezy Boss • 22/2/2018 • Trabalho acadêmico • 4.725 Palavras (19 Páginas) • 268 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi produzido com o objectivo de apresentar subsídios referentes a entrevista no contexto de avaliação psicológica.
A entrevista em avaliação psicológica pode ser entendida como um processo de colecta de
informações sobre a pessoa em avaliação, para que seja possível fazer algum tipo de
entendimento a respeito dela. É uma ferramenta importante para o trabalho do psicólogo,
sendo que nenhuma outra é capaz de ter o seu alcance nem a sua versatilidade.
Existem diferentes tipos de entrevistas aplicadas a várias finalidades, nos diversos contextos em que pode actuar o psicólogo; estão incluídas entre elas o diagnóstico, a selecção de pessoal, a intervenção psicoterápica, a de encaminhamento e também as entrevistas que tem como propósito a colecta de dados para pesquisa. Os resultados extraídos da entrevista dependem, na maior parte, da habilidade de entrevistador do psicólogo. Este precisa desenvolver conhecimentos específicos sobre diferentes disciplinas pertinentes a sua área de actuação. Entre elas incluem-se Psicopatologia, Psicologia do Desenvolvimento, Negócios, Competências funcionais, Psicologia da Saúde, Psicologia Forense, entre outras.
A entrevista, consequentemente, pode tanto servir à etapa inicial da avaliação psicológica, definindo os passos seguintes, quanto à devolução, ao final da avaliação psicológica, garantindo os esclarecimentos dos resultados obtidos.
PROBLEMA
Sem sombra de dúvida, a entrevista está presente no nosso dia-a-dia de forma espontânea assim como sistemática. Das várias técnicas de avaliação psicológica, a entrevista está entre as mais importantes, mas no contexto de avaliação psicológica pouco sabemos. Como futuros terapeutas, achamos muito importante o estudo desta técnica que fará arte do nosso repertório e conhece-la mais profundamente, daí que sim, merece nossa especial atenção.
HIPÓTESES
- A Avaliação Psicológica refere-se a um conjunto de procedimentos confiáveis que permitem ao psicólogo julgar vários aspectos do indivíduo através da observação de seu comportamento em situações padronizadas e pré-definidas. (Pasquali, L & Tróccoli, B., LabPAM – UNB)
- A Avaliação Psicológica se refere ao modo de conhecer fenómenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnóstico e prognóstico e, ao mesmo tempo, aos procedimentos de exame propriamente ditos para criar as condições de aferição ou dimensionamento dos fenómenos e processos psicológicos conhecidos. (Alchieri, J.C. & Cruz, R.M., 2004)
- A Avaliação Psicológica é entendida como o processo técnico-científico de colecta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenómenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. (Resolução CFP 07/2003)
- Entrevista é uma conversa entre duas ou mais pessoas, entrevistador (es) e o (s) entrevistado (s) onde perguntas são feitas pelo entrevistador de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado.
JUSTIFICAÇÃO
Como vimos na introdução, a entrevista é extremamente importante na medida em que nos permite colectar informações do indivíduo de forma mais detalhada e realista que permitirá ao psicólogo uma maior visão daquilo que se pretende, podendo desenvolver um plano clínico específico para cada situação sem comprometer a dignidade e integridade dos clientes ou pacientes. Contudo, nota-se uma necessidade investigarmos mais e mais sobre a entrevista de modo a sabermos a sua essência, de que forma ela é feita, quais os principais agentes, entre outras características de modo a procedermos com eficácia no efeito de uma avaliação psicológica que nos forneça informações fidedignas.
OBJECTIVOS
OBJECTIVO GERAL
- Apresentar subsídios referentes a entrevista no contexto de avaliação psicológica.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
- Definir avaliação psicológica;
- Definir entrevista;
- Identificar as diferentes finalidades da entrevista;
- Apresentar os diferentes tipos de entrevista e sua aplicação;
- Identificar seu alcance e limitações;
- Identificar os conteúdos importantes que devem ser tomados em conta na entrevista (roteiro).
METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho recorremos maioritariamente a Internet. Em primeiro lugar, procuramos identificar literaturas já existentes que tratam sobre entrevista, especialmente no contexto de avaliação psicológica; em segundo lugar, ordenamos e seleccionamos os mais relevantes; em seguida, filtramos o material para a elaboração do trabalho e por fim escolhemos o método a ser usado para expor esses conhecimentos. Esta identificação, ordem e selecção foi feita de forma progressiva; para a exposição definida (final), optamos pelo método expositivo - explicativo.
RESULTADOS ESPERADOS
Com a apresentação deste trabalho esperamos:
- Que o estudante consiga definir avaliação psicológica;
- Que consiga definir entrevista;
- Que conheça as diferentes finalidades da entrevista;
- Que conheça os diferentes tipos de entrevista e conheça a sua respectiva aplicação, alcance e limitações;
- Trazer uma noção sobre os conteúdos imprescindíveis para a produção de um roteiro.
CONCEITOS
Avaliação psicológica
- A Avaliação Psicológica se refere ao modo de conhecer fenómenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnóstico e prognóstico e, ao mesmo tempo, aos procedimentos de exame propriamente ditos para criar as condições de aferição ou dimensionamento dos fenómenos e processos psicológicos conhecidos. (Alchieri, J.C. & Cruz, R.M., 2004)
- A Avaliação Psicológica é entendida como o processo técnico-científico de colecta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenómenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. (Resolução CFP 07/2003)
Então, quais são as principais características de uma Avaliação Psicológica?
A avaliação psicológica é | AvaliaçA avaliação psicológica não é |
Um processo dinâmico. | Um trabalho mecânico. |
Um processo de conhecimento do outro. | Somente avaliar determinadas características. |
Um processo científico. | Sinónimo de aplicação de testes. |
Um trabalho especializado. | Um processo simples, rápido e fácil. |
A obtenção de amostras do comportamento. | Um conhecimento definitivo sobre o comportamento observado. |
Entrevista
- Entrevista é uma conversa entre duas ou mais pessoas (o(s) entrevistador(es) e o(s) entrevistado(s)) onde perguntas são feitas pelo entrevistador de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado.
- A entrevista psicológica é uma conversação dirigida a um propósito definido de avaliação. Sua função básica é prover ao avaliador subsídios técnicos acerca da conduta do candidato, completando os dados obtidos pelos demais instrumentos utilizados.
A ENTREVISTA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O termo entrevista origina-se da junção de entre + vista (do verbo ver), adaptação do francês entrevue e do inglês interview, que conforme Ferreira (2004) significa um colóquio[1] que se estabelece entre duas ou mais pessoas com o objectivo de obter certos esclarecimentos. Ainda pode ser entendida como um encontro combinado entre duas ou mais pessoas para elucidar actos, ideias e planos sobre um dos participantes.
Consequentemente compreende-se a entrevista como um processo que se estabelece no
encontro de uma ou mais pessoas para entender algo de pelo menos uma delas. A entrevista na avaliação psicológica recebe diversas definições, de acordo com a base teórica que a acolhe, propósito e abrangência.
...