O Aconselhamento Psicológico
Por: Thayana Galiazzi • 14/11/2020 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
Disciplina: Aconselhamento Psicológico
- Como se desenvolve a crise existencial no processo de luto?
O luto é um processo que acontece de forma distinta entre as pessoas, sendo permeado de emoções e assim variando entre os indivíduos tanto quando sua subjetividade. Entretanto algumas fases costumam fazer parte do processo de luto: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação, sendo a aceitação a única que é final entre as fases identificadas (KUBLER-ROSS).
Todo o processo luto é cheio de questionamentos, porém a fase identificada como a depressão seria marcada por um profundo sentimento de tristeza, incapacidade e sentimento de falta de autonomia frente à vida e a perda sofrida. O processo de luto pode ocorrer em diferentes situações e fases de vida, não necessariamente na morte de alguém querido, mas também em situações cotidianas, como um divórcio ou demissão profissional.
O que varia entre as situações é a força de afeto envolvida, que depende da relação que o sujeito mantinha com o objeto do luto, das características pessoais, sociais e da experiência pessoal de cada um. Não há uma crise existencial que se desenvolva de determinada forma, nem a obrigatoriedade de se passar por todas fases relacionadas ou uma maneira adequada de passar pelo luto.
- Como investigar a linguagem corporal do paciente?
Observar a linguagem corporal do paciente é muito importante para que se tenha uma escuta mais aprimorada da fala do paciente, as razões de eventuais manifestações na linguagem do paciente podem ser investigadas junto com a demanda que a pessoa traz.
A escuta qualificada deve estar aberta a linguagem corporal, que também comunica como a fala em si, entendendo o que é apresentado na demanda e investigando com o individuo o que está sentindo, qual a razão que o trouxe até ali e como ele espera ser auxiliado no processo de aconselhamento.
- Qual a importância do suporte familiar no atendimento psicológico?
O suporte familiar tem importância relevante no processo terapêutico, pois é no ambiente de convivência cotidiana que o sujeito vai manifestar e precisar lidar com suas emoções. Assim a presença e apoio da família como parte do processo terapêutico pode ser a diferença entre o individuo conseguir realizar o que se dispõe no processo terapêutico de uma maneira mais efetiva.
O atendimento psicológico e o caminho terapêutico de cada indivíduo é único e não determinado, porém o suporte social e, especialmente, o familiar são fatores relevantes que devem considerados na condução do processo terapêutico.
...