O Artigo Etica
Por: Tuany Santana • 21/3/2022 • Resenha • 488 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
Resenha Andrea
A autora do texto busca por meio da escrita de seu artigo esclarecer o uso de alguns conceitos que acabam por seu confundidos, com ética, moral etc. Procurando explicar as diferenças entre os mesmo e facilitar o entendimento.
O texto lido aborda a dificuldade de compreender alguns termos que a primeira vista parecem ter o mesmo sentido, ou que parecem impossíveis de se separar, tais como “ética”, “moral”, “valores” e “normas” etc. Trazendo também o fato de alguns deles serem aplicados ao indivíduo, teorias ou sistemas morais tornando a dúvida ainda maior na hora de usá-los e diferenciá-los. Mas afinal de contas realmente existe uma diferença entre eles?
Começando por ética e moral, que provavelmente são os termos que mais geram dúvidas entre si, a ética é um conjunto de conhecimentos advindos da investigação do comportamento humano, de suas normas, enquanto a moral é um conjunto de normas e regras usadas pelas pessoas como forma de definir o que é certo e errado perante a moral. De forma geral as duas têm de fato finalidades muito parecidas, ambas constroem e estruturam os pilares do comportamento do homem, o que acaba por determinar o seu cárter, suas virtudes e a melhor forma de se portar perante a sociedade.
Porém apesar destes conceitos serem diferentes entre si, ambos estão relacionados uma vez que a ética estuda a própria moral, assim sendo é correto afirmar que uma complementa a outra e que são indispensáveis entre si.
Esclarecidas algumas dúvidas o manuscrito segue nos trazendo a seguinte indagação, qual a relação entre “valores”, “ética” e “moral” e como as “normas” se aplicam a tudo isso. Como tanto a ética quanto a moral fazem uso dos valores, a dúvida novamente se faz presente. Os valores são usados de perspectivas diferentes ante os dois conceitos, onde a moral a usa de forma mais “pratica” e a ética de maneira mais reflexiva. Ao analisarmos mais a fundo o sentido da palavra valores, vemos que ela nos transmite a conceitos como “bom, “mau”, enquanto “norma” traz o sentido de “obrigatório”, do que é socialmente lícito ao indivíduo.
Assim vislumbrando das esferas do conhecimento humano temos os valores éticos e os valores morais, porém nenhuma das duas reduz sua abrangência seja no pensamento ou ação, pois existem infinitas valores. Seguindo no mesmo eixo, teremos os valores e a axiologia. De forma simplificada os valores são o objeto de estudo da axiologia, sua natura, estrutura etc. Ele tem uma visão mais filosófica sobre o mesmo, assim como no caso da ética e moral.
Mas afinal de contas o que são valores?
...