O COMPONENTE CURRICULAR: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Por: leticiamizobe • 1/9/2022 • Tese • 1.293 Palavras (6 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA NORMAL SUPERIOR
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
COMPONENTE CURRICULAR: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
DOCENTE: ANDREZZA BELOTA LOPES MACHADO
ACADÊMICOS: Kauanny Edria Santos Rodrigues
Laura Mariana Moura dos Santos
Letícia Maciel Mizobe
Maria Lucia Ferreira Batista
ATIVIDADE AVALIATIVA 1
Valor atribuído: 4,0 (três) pontos
Com base nos estudos dos textos e desenvolvidos em sala de aula, desenvolva as seguintes atividades:
- Construa uma linha do tempo sobre a evolução da Psicologia, desde as primeiras percepções sobre a Psyché dos gregos, perpassando sobre a visão da Psicologia no Império Romano e Idade Média e a Origem da Psicologia Científica, esclarecendo sobre:
- Os conceitos defendidos e os principais pensadores e teóricos;
A primeira vez que observamos a manifestação do interesse em compreender o interior do ser humano é entre os filósofos gregos, que entendiam a alma como a parte imaterial do corpo, carregando a subjetividade do indivíduo. Os primeiros a comentarem foram os pré-socráticos, que discutiam em torno da percepção: o mundo existe porque nós o vemos, ou apenas vemos um mundo que já existe?
Com Sócrates definindo a razão como a essência, o fundamento, o diferencial entre um ser humano e um animal, gerou uma oportunidade para se debater acerca da consciência. Seguindo um raciocínio parecido, Platão, discípulo de Sócrates, definiu a cabeça como o lugar para a razão, e simultaneamente para a alma, sendo que sua ligação com o corpo se dá por meio da medula. Já Aristóteles, considera que não há separação entre a alma e o corpo, e tudo o que se reproduz, cresce e se alimenta também possui alma. Após os gregos, os romanos ficaram responsáveis por essa discussão, mas com o nascimento do cristianismo houve a mescla do pensamento racional com o divino, e isso resultou em fortes repressões em qualquer conhecimento que não possuísse um vínculo com o sagrado, perdurando até a Idade Média, tanto que os dois principais filósofos dessa época são São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, que afirmavam que a busca do homem pela perfeição seria a busca de Deus, e que a alma, na verdade, é a ligação do homem com Deus, respectivamente. Outro período importante para o desenvolvimento da base da psicologia é o renascentismo, com grandes mudanças econômicas e sociais, como a introdução do capitalismo e a cisão entre corpo e mente, por René Descartes, possibilitando grande avanço no estudo da anatomia, já que agora operar o corpo humano não é mais uma afronta a Deus. Agora, no período Contemporâneo, vemos o nascimento da psicologia propriamente dita, baseada em pesquisas e métodos científicos, com auxílio das novas máquinas, apoiada em leis, como a Lei de Fechner-Weber, que designa o elo entre estímulo e sensação, e em experiências laboratoriais, tendo como exemplo o laboratório de Wilhelm Wundt, o primeiro com experiências na área da psicologia.
- A caracterização da área no período histórico.
- Grécia Antiga: desenvolvimento da filosofia e da cidadania, economia baseada no cultivo, artesanato e comércio marítimo;
- Período Romano: crescimento do cristianismo, poder político concentrado nas mãos do imperador (representante de Deus na Terra);
- Idade Média: sociedade altamente hierarquizada, forte influência da igreja católica, presença do feudalismo;
- Idade Moderna: presença do iluminismo, renascentismo, reforma protestante, grandes mudanças nas esferas sociais, econômicas e religiosas;
- Idade Contemporânea: desenvolvimento industrial e fortalecimento do capitalismo, forte presença e crescimento da ciência.
[pic 2]
- Explique a origem e a evolução da Psicologia Científica ao longo da história, destacando:
A psicologia não existia efetivamente na Grécia Antiga até surgir Wundt, onde os filósofos gregos passaram a sistematizar um pensamento sobre o espírito humano, ou seja, a interioridade humana. Eles se preocupavam em definir a relação do homem com o mundo. Mas Sócrates chega com ideias sobre a psicologia com mais consistência onde sua principal preocupação era separar o ser humano dos animais. O outro filósofo foi Platão que procurou definir um lugar para a razão em nosso corpo. No passo seguinte, temos Aristoteles onde sua contribuição foi postular que alma e corpo não são dissociados, com o tempo, os gregos criaram duas teorias, a Platônica e Aristotélica. No Império Romano, os dois filósofos que representaram foi Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, e onde aparece o Cristianismo e são de conhecimento religioso. No Renascentismo temos René Descartes com o avanço da ciência postula a separação entre corpo e alma e possibilita o avanço da anatomia e fisiologia. O Funcionalismo elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para se adaptar ao meio. O Estruturalismo é os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central. O Associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias, das mais simples as mais complexas.
...