O CRESCIMENTO DAS ZONAS URBANAS E O IMPACTO DA INTOLERÂNCIA NO TRÂNSITO
Por: Maira2410 • 2/11/2022 • Trabalho acadêmico • 5.120 Palavras (21 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ALPHA [pic 2][pic 3]
NÚCLEO SANTO AMARO- RECIFE
Maíra Sabino da Silva
O CRESCIMENTO DAS ZONAS URBANAS E O IMPACTO DA INTOLERÂNCIA NO TRÂNSITO
RECIFE[pic 4]
2018
[pic 5]
FACULDADE ALPHA[pic 6][pic 7]
NÚCLEO SANTO AMARO- RECIFE
MAÍRA SABINO DA SILVA
O CRESCIMENTO DAS ZONAS URBANAS E O IMPACTO DA INTOLERÂNCIA NO TRÂNSITO
Trabalho apresentando a FACIMOD – Faculdade Modelo, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Psicologia do Trânsito.
Orientador: Prof. Dr. Diogenes José Gusmão Coutinho
RECIFE[pic 8][pic 9]
2018
O CRESCIMENTO DAS ZONAS URBANAS E O IMPACTO DA INTOLERÂNCIA NO TRÂNSITO
Aluno: Maíra Sabino da Silva. [1]
Prof. Dr. Diógenes José Gusmão Coutinho. ²
Resumo: O tema "O crescimento das zonas urbanas e o impacto da intolerância no trânsito" é um assunto que está diretamente ligada à satisfação de todos que fazem parte do trânsito que necessitam dessa mobilidade para viver. Assim, o objetivo geral é analisar a tolerância no trânsito como um dos fatores essenciais para promover a saúde e o bem estar de todos que fazem parte dele. Foi objetivada a identificação dos principais fatores que interferem na tolerância no trânsito, verificando os principais requisitos para o andamento saudável do trânsito, estes podem ajudar os órgãos competentes do trânsito junto com a psicologia a propor a implantação de políticas de educação e ações que visam o bem estar desses condutores e pedestres. A importância desse trabalho é discutir o tema, com o intuito de acrescentar ao meio acadêmico um leque de possibilidade e ações para um trânsito com menos índice de intolerância e imprudência, gerando assim um meio saudável. Para tentar responder aos objetivos, o início da produção desse traz como se deu crescimento urbano no Brasil, o déficit da mobilização urbana e suas consequências, a intolerância e o trânsito, a psicologia do trânsito como meio de avaliar o comportamento humano no trânsito e contribuir de certa forma para o melhor funcionamento desse. Conclui-se que, o desenvolvimento do tema dessa pesquisa não é só voltado a ajudar ou beneficiar o trânsito, é uma condição, para que o condutor e o pedestre possam realizar seu papel com eficácia, de maneira que todos dentro do trânsito sintam-se satisfeitos.
Palavras chave: Psicologia do trânsito. Violência. Avaliação Psicológica. Comportamento.
Abstract: The theme "The growth of urban areas and the impact of traffic intolerance" is a subject that is directly linked to the satisfaction of all those who are part of the transit, who need this mobility to live. Thus, the overall objective is to analyze traffic tolerance as one of the essential factors in promoting the health and well-being of all those who are part of it. It was aimed at identifying the main factors that interfere in traffic tolerance, verifying the main requirements for a healthy traffic flow, which can help the competent traffic organs with psychology to propose the implementation of education policies and actions aimed at welfare of these drivers and pedestrians. The importance of this work is to discuss the theme, with the purpose of adding to the academic environment a range of possibilities and actions for a traffic with less index of intolerance and recklessness, thus generating a healthy environment. In order to try to answer the objectives, the beginning of the production of this one brings like urban growth in Brazil, the deficit of the urban mobilization and its consequences, the intolerance and the traffic, the psychology of the transit like means to evaluate the human behavior in the transit and to contribute in a way for the better functioning of this. It is concluded that the development of the theme of this research is not only aimed at helping or benefiting traffic, it is a condition, so that the driver and the pedestrian can carry out their role effectively, so that everyone inside the traffic feel satisfied.
Keywords: Psychology of traffic. Violence. Psychological evaluation. Behavior.
1 INTRODUÇÃO
Com o crescimento demográfico o processo de urbanização foi acelerante, percebemos que um dos principais fatores foi às propostas de empregos que as grandes cidades urbanas ofereciam e os agricultores que estavam em péssimas condições rurais viam uma oportunidade de ganhar um bom salário e assim ter uma melhor qualidade de vida, embora que essa realidade de fato não fosse existir. Segundo Albornoz (1986) o homem do campo se dirige à cidade em busca de emprego, que lhe acena com promessas de um serviço menos arriscado e dependente da natureza, do que o trabalho do campo, e com desejo de usufruir do bem-estar que as cidades se vangloriam de possuir.
Atualmente estamos em um mundo totalmente globalizado, com as grandes variedades de empregos que proporcionam a muitos uma renda maior, onde é possível o cidadão comprar um veículo, e quando falamos em comprar um veículo não é apenas por um status melhor, uma qualidade vida melhor, mas principalmente por necessidade, porque cada dia mais nossas cidades brasileiras tem aumentado, fazendo com que aquele local que outrora era totalmente rural torne-se uma grande zona urbana, e muitos que trabalham longe de suas casas terem que adequar a vida para o trabalho.
Diante da realidade do mundo globalizado, das grandes pressões de inovação que paira na sociedade e as grandes inovações que a tecnologia traz, o ser humano se encontra em uma ordem de mudanças rápidas, fazendo com que muitos não se percebam e não perceba o outro como seres humanos iguais: com limitações, com desafios, com frustrações, com sonhos, com tristezas, com alegrias e com falhas. E a intolerância começa a crescer aceleradamente, fazendo com que o ser humano chegue a um ponto de não conseguir enxergar o mal que faz consigo mesmo, mas principalmente com o outro e é quase inevitável que essa intolerância chegue ao trânsito causando grandes acidentes, mortes e danos físicos e emocionais a sociedade.
...