O CURSO DE PSICOLOGIA SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA
Por: pamela-2 • 22/8/2022 • Relatório de pesquisa • 848 Palavras (4 Páginas) • 89 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PSICOLOGIA
SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA
CAMPUS: JOÃO UCHÔA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EM PSICOLOGIA
RELATÓRIO FINAL
PERÍODO: DE FEVEREIRO À JUNHO
TERAPIA H. EXISTENCIAL
Estagiária: Pâmela Rodrigues Gonçalves
Matrícula: 2007.02.08.128-3
Supervisora: Claudia Maria Caminha Lima Cattete Reis CRP: 05/9197
- INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado Específico em Existencial-humanista I tem como código SDE4752, turma: 3001 e é realizado na forma remota, na sala virtual Microsoft TEAMS, no turno da manhã, no horário das 07:50 às 11:20 horas, nas 3ª Feiras, tendo como supervisora a professora Claudia Maria Caminha Lima Cattete Reis, CRP 05/9197 além de ter o registro no CRP para atendimento online no E-psi - https://e-psi.cfp.org.br.
Os alunos realizaram triagens e atendimento psicológico, com o tempo de duração de 45 minutos, de forma remota. Os encontros serão levados para a supervisão, onde são feitas observações sobre mesmos.
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Entre as diversas atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado, destacamos:
A Jornada Clínica realizada nos dias 07 e 10 de Junho pelos alunos que estão estagiando no SPA da Universidade, divididos nas diversas abordagens e cada grupo explicava como estava sendo realizado o trabalho.
No caso específico da nossa equipe foi apresentado o tema Atuação do estagiário em formação na pratica clinica diante dos desafios trazidos pela pandemia.
2.1 - Supervisão:
A supervisão desse estágio é realizada em grupo e conduzida pela professora. Seus objetivos consistem em propiciar um espaço para: o relato e discussão dos casos atendidos; a reflexão grupal a cerca dos questionamentos e dificuldades encontrados no decorrer desses atendimentos; o fornecimento do suporte teórico condizente com essas questões e com as intervenções a serem realizadas em cada atendimento.
Os encontros não são pré-estabelecidos. São feitos rodízios de atendimentos onde se fala em média 11 alunos por dia de supervisão.
2.2 - Leituras realizadas:
- Textos: A relação terapeuta - cliente, Os dez mandamentos para uma compreensão na pratica Fenomenológica – existencial.
- Livros: Talvez você deva conversar com alguém – Lori Gottlieb.
2.3 - Clientes atendidos:
- Cliente 1 – A.F.C – 30 ANOS
- Queixa principal: Buscou o SPA, pois estava deprimida, desempregada e com problemas familiares. A cliente relata que sempre foi independente e sem dinheiro e emprego estava surtando, pois desde seus 18 anos nunca dependeu de ninguém.
No inicio da terapia apresentava se sempre irritada e sem perspectiva de vida.
Atualmente, A.F.C apresenta melhorias significativas, e tem sentido mudanças positivas em sua auto-estima e segurança. Em maio conseguiu um emprego, e pretende sair da casa da avó e morar sozinha.
- Cliente 2 – J.B.M – 50 ANOS
- Queixa principal: Desempregada desde a pandemia estava se sentindo angustiada.
A cliente no inicio da terapia estava com problemas no casamento e de auto-estima.
Mês passado ela começou a fechar uns contratos de maquiagem de casamento e percebi que esta mais confiante. A relação com o marido esta melhor e aparenta estar mais segura de si.
- AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO
O Estágio dá oportunidade ao estagiário de ter um primeiro contato com o cliente e assim começar a trabalhar com a escuta, sendo importante também para o cliente, que recebe um primeiro acolhimento às suas queixas.
Os atendimentos citados me trouxeram uma gama de conhecimentos, uma vez que pude vivenciar situações novas e diferenciadas.
O Estágio de Terapia Existencial me ajudou a construir uma base sólida de conhecimentos que em períodos anteriores eram apenas expectativas de minha parte. As orientações dadas pela supervisora, que permitia a discussão, correção e entendimento de todos os casos estudados, foram de grande importância para o enriquecimento de meus conhecimentos, obtendo todo o suporte necessário para meu aprendizado prático e teórico.
Houve de minha parte grande empenho por conhecer, discutir e compreender os casos relatados e acredito que os relatos discutidos em supervisão e a singularidade de cada um me proporcionaram grandes oportunidades de aprendizado para meus futuros estágios.
...