A Psicologia das Psicologias
Por: Emelin Fernanda • 1/5/2018 • Seminário • 602 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
- Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área)
O cotidiano (senso comum) e o conhecimento científico são formas de conhecimento que se aproximam da realidade, porém afastam-se entre si, pois a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, afastando-se dela transformando em objeto de investigação, algo que permite a construção do conhecimento científico sobre o real. Um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico é a temperatura de ebulição da água para a preparação de chás e cafés.
- Explique que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum é a integração de visões de mundo em conhecimentos que podem ser repassados verbalmente, sem necessidade de abstração dos termos. Um exemplo de senso comum é a utilização de termos científicos para exemplos do cotidiano, ou seja, pré-definição de situações.
- Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
O senso comum mistura e recicla esses outros sabores, muito mais especializados e os reduz a um tipo de teoria simplificado, produzindo uma visão de mundo, ou seja, a visão do mundo forma-se pela experiência.
- Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
As pessoas utilizam termos científicos da psicologia a fim de pré conceitualizar e definir alguns comportamentos humanos, como, por exemplo, chamar alguém de louco, histérico, ansioso, etc.
- Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
Intuitivo, que é o conhecimento primitivo acerca dos fenômenos da natureza, ou seja, o senso comum; o conhecimento científico, que utiliza a abstração dos fatos para a obtenção de teorias; o conhecimento filosófico, artístico e religioso.
- Quais as características atribuídas ao conhecimento humano?
Ciência busca a abstração, isolamento dos objetos de estudo, criação de hipóteses e confirmação ou refutação de teorias a partir de experiências controladas, separadas em grupo.
- Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
O conhecimento do senso comum busca a comprovação dos fatos a partir da repetição dos experimentos, que podem ser acidentais, ou sem controle. A ciência comprova os fatos a partir da criação de hipóteses, com experiências controladas a fim de afirmar ou refutar os fatos, abstraindo-os do meio natural.
- Quais são os possíveis responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
O comportamento, o inconsciente, a mente, a linguagem a cognição, objetos de estudo da psicologia em geral, é o ser humano, como ser biopsiquicosocial e histórico (a subjetividade é a constituição desse ser humano individual, que pode ser considerado objeto d estudo pois faz parte de todo ser humano).
- Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
Um dos motivos para a psicologia possuir vários objetos de estudo é o fato do objeto fazer parte do próprio pesquisador, sendo que cada pesquisador é fundado de formas distintas, ou seja, possuem diversas contribuições que interferem na construção teórica do que é o subjetivo.
- Qual a matéria-prima da Psicologia?
A subjetividade.
- O que é Subjetividade?
Subjetividade diz respeito às formas individuais de ser, inseridas e influenciadas pelo coletivo em um dado período socioeconômico.
- Por que a subjetividade não é inata?
Porque é uma construção individual, baseada em experiências intrínsecas e extrínsecas, com influência do inconsciente, do funcionamento do organismo biológico, influência social, econômica e temporal.
...