O DESENVOLVIMENTO E PRÁTICAS INTEGRATIVAS
Por: Danielle Toledo • 8/10/2022 • Trabalho acadêmico • 5.181 Palavras (21 Páginas) • 107 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E PRÁTICAS INTEGRATIVAS II
O FIM DA VIDA – LIDANDO COM A MORTE
Orientador: Prof. Ms. Daniel Vargas Castro
1º SEMESTRE DE 2022
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
SÃO PAULO - 2022
ANNY CAROLINE DE OLIVEIRA SILVA RGM: 30566037
AMANDA CAROLINA ESCAVAÇA RGM: 27286592
DANIELLE TOLEDO RGM: 26408520
ERIKA RODRIGUES AGUIAR RGM: 27479951
FERNANDA MASTRANGE LIMA RGM:26858606
JANARIA HENRIQUE FURTADO RGM: 25627686
JÚLIA HUSSEIN ARAÚJO SILVA RGM: 26359405
MARIANE APARECIDA FERREIRA MELO RGM: 25642197
MARISA LOPES CALOGERO RGM: 25858220
THALLES MARTINS SILVA RGM: 27303225
CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E PRÁTICAS INTEGRATIVAS II
O FIM DA VIDA – LIDANDO COM A MORTE
Trabalho que compõe pesquisa e exposição de pesquisa sobre O Fim da Vida – Lidando com a Morte apresentado como parte integrante das Avaliações do semestre, da disciplina de Desenvolvimento e Práticas Integrativas II, no 3º semestre do curso de Psicologia, da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.
Orientador: Prof. Ms. Daniel Vargas Castro
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
SÃO PAULO – 2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 5
1. O Envelhecimento no Mundo e a Longevidade. 5
2. Dando significado à morte e ao morrer. 5
2.1. Lidando com o luto. 6
3. Cuidados paliativos. 7
4. Finitude da vida para a entrevistada. 8
4.1. Aspectos físicos. 8
4.1.1. Sono. 9
4.2. Aspectos cognitivos. 10
4.3. Aspectos psicossociais. 10
4.4. Confrontando a própria morte. 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
APÊNDICE 15
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos descrever os principais aspectos físico, cognitivo e psicossocial no que diz respeito ao fim da vida, todas as mudanças que ocorrem nessa fase do envelhecimento, como as doenças associadas à idade avançada, e como alguns paradigmas têm mudado nos últimos anos no que se refere a esse assunto, trazendo novas perspectivas sobre o processo de finitude.
Iremos abordar como ocorre o processo de enfrentamento da morte e como ela se apresenta em diferentes contextos culturais, religiosos e sociais, além das perdas que ocorrem durante a fase final da vida, os medos e os anseios que acercam essa fase, e as formas de lidar com o luto e dar significado a própria vida através desse processo de perda.
Ao longo do trabalho iremos mensurar algumas mudanças que ocorreram ao longo dos anos no que se refere ao processo de adoecimento na fase final da vida, e como se faz necessário à abordagem desse assunto no núcleo familiar, levando sempre em consideração a vontade do individuo que é centro dessa discussão.
Falaremos como os cuidados paliativos podem transformar esse período da fase final da vida, oferecendo conforto e qualidade de uma forma integral, buscando minimizar qualquer tipo de sofrimento ao paciente.
Entrevistamos uma senhora de 75 anos, que reside na zona leste de São Paulo, e que passou por um trauma muito grande quando perdeu seu marido e encontrou em Deus seu refúgio para lidar com as dificuldades, com o trauma e a perda. A mesma era uma pessoa ativa, independente, sempre saiu sozinha para comprar suas coisas, sempre se cuidou e hoje se vê precisando da ajuda de terceiros para fazer suas tarefas e até mesmo a acompanhar nos lugares quando necessário. A entrevistada fala sobre como é seu cotidiano, suas dificuldades e os desafios da velhice. Toda entrevista foi realizada com base no livro Desenvolvimento Humano de Diane Papalia e Ruth Duskin Feldman e as comparações foram realizadas com base nas respostas da entrevistada com o referido livro.
CAPÍTULO 1
- O Envelhecimento no Mundo e a Longevidade.
Nos últimos anos, a expectativa de vida tem tido um aumento em todo o mundo, e existe uma projeção que nas próximas décadas a população idosa sobreponha a de crianças com até cinco anos de idade. Essa informação nos traz uma reflexão de como devemos pensar o envelhecer com saúde e qualidade de vida, e, um assunto que tem vindo cada vez mais à tona, é a longevidade, que engloba as questões trazidas acima.
A longevidade postula que cada vez mais a expectativa de vida irá aumentar, mas para que isso aconteça é preciso contar com uma rotina de cuidados necessários, para se atingir um envelhecimento de qualidade e com isso diminuir o risco a algumas doenças que tendem a surgir com a idade.
...