A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PRATICAS INTEGRATIVAS
Por: evelyn264 • 1/5/2021 • Trabalho acadêmico • 3.473 Palavras (14 Páginas) • 552 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PRATICAS INTEGRATIVAS II
Tema: Adolescência.
Desenvolvimento: Físico, Cognitivo e Psicossocial.
Orientador: Profa. Dra. Nathalia Botura
Brennecke
1° SEMESTRE DE 2021
Ana Beatriz Silva Ribeiro Pereira - 2325826-8
Evelyn Cristina Silva Santos - 2344018-8
Gabriely Santos das Neves - 2332773-1
Larissa Elói Barbosa - 2351425-6
Mayã Freitas Matos - 2368225-6
Nathalia Barbosa da Silva - 2347358-4
Vitoria dos Santos Celestino - 2338675-4
Vitória Santos de Oliveira - 2347011-9
CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA
Psicologia do Desenvolvimento e Práticas Integrativas II
Tema: Adolescência
Desenvolvimento: Físico, Cognitivo e Psicossocial
Trabalho que compõe pesquisa e exposição do Tema Adolescência apresentado como parte integrante das Avaliações do semestre, da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Práticas Integrativas II, no curso de Psicologia, da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
Orientador: Profa. Dra. Nathalia Botura Brennecke
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
SUMÁRIO
Introdução.............................................................................. 04
A Adolescência...................................................................... 05
Descrição do sujeito.............................................................. 06
Puberdade ............................................................................ 06
Desenvolvimento Cognitivo................................................... 07
Desenvolvimento Emocional................................................. 07
Desenvolvimento Social........................................................ 07
Desenvolvimento Moral......................................................... 09
Considerações do grupo...................................................... 09
Conclusão............................................................................. 11
Roteiro de entrevista/ Questões........................................... 12
Termo de Consentimento..................................................... 13
Referências bibliograficas.................................................... 14
Introdução
Na vida do ser humano todas as fases são de grande crescimento (físico, emocional, intelectual), porém a adolescência é uma das fases mais complexas e dinâmicas, onde causa várias mudanças tanto no corpo, quanto na personalidade e na formação pessoal do indivíduo, nós aspectos comportamentais e adaptativos. Durante essa fase, podemos ressaltar a busca da identidade e a construção do nosso ser de forma individual, assim como ter uma posição na sociedade e também aprender com certas referências que o convívio com outras pessoas trazem. A puberdade e as mudanças físicas acontecem com mais rapidez, mas o adolescente aprende a lidar devido a um processo de adaptação. Já o desenvolvimento cognitivo não fica para trás, é notório que na adolescência se aprende coisas que nortearão o futuro da pessoa, logo é nessa fase que são estimulados a pensarem e refletirem o que querem para sua vida adulta. na adolescência e na idade adulta. A definição de valores nessa fase é desenvolvida através dos seus interesses e da sua conexão com a comunidade. Essas conexões também o fazem refletir e projetar sobre sua saúde e futuro. Apesar de ser uma fase pesada, onde muitas decisões devem ser tomadas, também é a fase que dá sentido para muitas coisas no futuro.
A Adolescência
A adolescência é uma fase complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano, todos que chegam a fase adulta passa por essa fase. É neste período em que ocorrem várias mudanças no corpo, que repercutem diretamente na evolução da personalidade e na atuação pessoal do indivíduo. Há muita preocupação com essa etapa, especialmente com os seus aspectos comportamentais e adaptativos.
Os limites cronológicos da adolescência são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos, e pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 15 e 24 anos, critério este usado principalmente para fins estatísticos e políticos. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei 8.069, de 1990, considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e define a adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade (artigo 2º).
As transformações atravessam a vida social do indivíduo nesta etapa,pode-se compreender que a representação social da adolescência passou a ser vinculada a um período de incertezas. A ciencia, especificamente a partir da psicologia do desenvolvimento de Erik Erikson (1976), coloca a adolescência como a fase da vida entre a infância e a idade adulta que resulta com a constituição da identidade. Assim, os adolescentes, durante esse período,encontram-se numa crise decorrente do processo de construção da identidade e projeção do futuro. No livro Identidade, juventude e crise (ERIKSON, 1976), a partir da famosa expressão "crise de identidade", associa-se o período da adolescência a constantes lutas psicológicas pertinentes à formação da identidade. A este respeito, o psicólogo escreve:
...