O David Hartley
Por: Jéssica Ribeiro • 21/4/2015 • Projeto de pesquisa • 390 Palavras (2 Páginas) • 1.125 Visualizações
David Hartley
Nasceu em 21 de junho de 1705 em Armley, Yorkshire. Órfão da mãe aos três meses de seu nascimento, perdendo também o pai, um clérigo anglicano, aos quinze anos.
Educado na escola secundária de Bradford e no Jesus College, Cambridge, da qual se tornou um fellow (um fellow é (ao menos em teoria) parte de um grupo de elite, de pessoas esclarecidas, que trabalham em conjunto como pares na busca do conhecimento) e desenvolveu interesses em Neurologia, Teopatia, Ética e Psicologia. Estudou primeiro para uma vida religiosa, mas por discordar de alguns pontos do credo oficial da Igreja da Inglaterra, trocou seu caminho pela prática médica . Exercendo assim sua profissão em Newark, Bury Saint Edmunds, Londres e Bath.
Casou-se duas vezes. A primeira vez (1730) com Alice Rowley que morreu no parto do priogênito David (1731-1813). O segundo matrimônio (1735) foi com Elizabeth Packer com quem teve duas crianças, Mary (1736-1803) e Winchcombe Henry (1740-1794)
Seu principal trabalho Observações sobre o homem, sua estrutura, papel e expectativas (2 volumes, 1749), foi a primeira tentativa de explicar todos os fenômenos da mente, graças à teoria da associação.
Alguns pensadores antes dele, incluindo John Locke (sua fonte de inspiração para suas ideias filosóficas), já haviam estabelecido o principio da associação para explicar alguns processos e conteúdos menstais, ainda assim foi de Hartley a primeira tentativa de explicar os fenômenos da mente através da teoria da associação.
Hartley dispos suas idéias em uma nova forma de compreensão. Assim como eles, ele considerou a mente uma folha em branco, antes da experiência da sensação, mas ampliou as leis do crescimento mental, mediante associações, até incluir não somente a memória (como aqueles outros haviam feito) mas também mas também a imaginação, razão e as emoções. Argumentou também que as emoções adultas ou evoluídas eram o produto de sentimentos elementares unidos por laços novos, dando origem a emoções complexas, nos termos da lei geral de contiguidade (que se supunha reger as associações).
Outra das principais teorias Hartley foi a natureza física da sensação, tirada do Óptica (1704), do cientista inglês Sir Isaac Newton. Hartley argumentou que qualquer sensação do mundo exterior provocava uma vibração no nervo afetado, produzindo as vibrações correspondentes na substância cerebral, Supunha que os impulsos enviados do cérebro para os músculos agiam da mesma maneira.
David Hartley morreu no dia 28 de agosto, 1757 em Bath.
...