O Delírio Na Perspectiva Das Neurociências E Da Terapia Cognitiva
Por: snr8833 • 22/10/2023 • Seminário • 286 Palavras (2 Páginas) • 62 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE VALE DOS CARAJÁS
O DELÍRIO NA PERSPECTIVA DAS NEUROCIÊNCIAS E DA TERAPIA COGNITIVA
RAQUEL DO NASCIMENTO SILVA
JUNIO/2022
PARAUAPEBAS-PA
[pic 2]
FACULDADE VALE DOS CARAJÁS
O artigo intitulado por “O delírio na perspectiva das neurociências e da terapia cognitiva” foi publicado na Revista Brasileira de Terapias Cognitivas é uma análise interessante do delírio sob as perspectivas neurocientífica e terapêutica.
O artigo apresentada uma revisão dos estudos neurocientíficos sobre o delírio, que evidenciam as alterações estruturais e funcionais do cérebro em indivíduos com essa condição. Destaca-se, por exemplo, a ativação anômala das redes neuronais envolvidas na percepção da realidade e do self, bem como os desequilíbrios neuroquímicos em neurotransmissores como a dopamina. O artigo também discorre sobre o papel da terapia cognitiva no tratamento do delírio. A terapia cognitiva busca modificar os pensamentos e crenças disfuncionais associados ao delírio, ajudando o indivíduo a perceber o raciocínio distorcido que leva a percepções e convicções fora da realidade. O texto também explora a importância do trabalho em equipe multidisciplinar para o tratamento adequado do delírio, envolvendo tanto neurocientistas quanto outros profissionais da saúde mental.
Embora apresente uma análise detalhada, a redação do artigo poderia ter sido organizada de forma mais clara e didática. Além disso, a falta de referências mais atualizadas sobre o assunto é uma lacuna que poderia prejudicar a precisão da análise em alguns aspectos.
No entanto, a relevância do tema abordado e a proposição de tratamentos combinados para o delírio, que consideram as perspectivas neurocientíficas e terapêuticas de forma integrada, são pontos altos do artigo. Em suma, o artigo “O delírio na perspectiva das neurociências e da terapia cognitiva” é uma abordagem interessante, recomendada para profissionais e acadêmicos que buscam compreender mais a fundo esse quadro clínico e suas implicações terapêuticas.
...