O Desejo da Família na Influencia da Escolha Profissional do Adolescente
Por: Denise Azevedo • 6/11/2016 • Trabalho acadêmico • 621 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
O desejo da família na influencia da escolha profissional do adolescente
- O Desejo da Família para a escolha do adolescente
É claro que a família apoia o adolescente acima de tudo, porem as escolhas maiores entre a família é a de que o adolescente ganhe mais tais como as áreas do Direito (advogado, juiz e etc), tem a área da saúde também onde o que prevalece é o médico, porem várias outras áreas vem crescendo, onde a visão para o futuro seja engenharia, arquitetura...
O desejo da família e sim levando em conta, porem cabe ao jovem decidir a área profissional que ele quer seguir. Onde a partir desse passo ele adentre em uma faculdade para iniciar um curso pelo qual se interessa. Vale ressaltar, que os avos e os pais na maioria das vezes são os que ajudam os jovens a decidir, pois trata-se de uma cultura familiar que é passada de geração em geração.
Onde uma família inteira que seja formada por médicos, talvez não apoie um adolescente que diga que vai seguir a área de moda, a família leva uma tradição onde acredita-se que tem que ser levada para as próximas, que seja perpetuada.
A escolha profissional vai depender – assim como outras escolhas – das influências externas sofridas por estes adolescente no decorrer de sua vida, pela forma que desenvolveu as relações com o mundo e com os outros. Para Bock (2002) "o ser humano desenvolve suas habilidades, personalidade, suas atitudes na relação com o outro e esta relação está mediada pela sociedade". Então se torna impossível pensar qualquer fator da vida do homem desconectado desta mesma sociedade.
REFERENCIAS: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/23487/21155
http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n1/v10n1a07.pdf
A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL/VOCACIONAL
- A escolha profissional, nos dias de hoje, se deve ao fato da diversidade de opções, que parece confundir ainda mais. O momento da escolha é sempre muito difícil pelas características da própria escolha, o adolescente precisa optar não só pela profissão que terá, mas por quem ele quer ser, qual o estilo de vida que ele quer levar, isto em um momento em que ele não sabe nem quem ele é, ou seja, para complicar ainda mais, já é sabido que este momento é determinado por intensos conflitos de identidade.
A Orientação Profissional auxilia as pessoas na escolha ou para repensar melhor sobre a profissão que já está inserido. Ela não serve apenas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. A orientação vocacional nada mais é do que testes psicológicos que são aplicados no aluno para que ele decida qual profissão ele tem mais afinidade. Há ainda um estudo das profissões que as adolescentes escolheram, onde tira-se duvidas e esclarece se na sua cidade ou não tem o curso/profissão, se são em faculdades particulares ou federais, onde o objetivo desse estudo é que fique bem claro, para qual profissão/curso o adolescente deseja seguir.
...