O Desenvolvimento Humano Carlos Roberto Mussato LTDA
Por: na2016 • 19/9/2018 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
Instituo de Desenvolvimento Humano Carlos Roberto Mussato LTDA
Instituto
Carlos Mussato
Introdução a Psicanalise
Prof. Carlos Roberto Mussato
Turma IV
Adriana Ap. dos Reis Montrazzi
Nova Odessa 2017
- Introdução
Freud afirma que nada em nossa vida nada acontece por um acaso, como nossos desejos, sentimento, memorias perdidas, desejos reprimidos a partir disso Freud começou e um estudo sobre pré consciente, o consciente e o inconsciente.
Uma resposta para descrever cada elo ocultos que ligava um evento consciente a outro.
- Desenvolvimento
2.1 Inconsciente
O inconsciente se refere a conteúdos mentais/emocionais não presentes no campo atual da consciência, é composto por memórias esquecidas como se fosse um “Baú” de fantasias repleto de desejos e emoções, de difícil controle.
Esses conteúdos em algum momento da vida podem ter sido reprimidos, que foram para o inconsciente e podem ser simplesmente inconsciente.
O inconsciente é o aparelho psíquico regido por suas próprias leis de funcionamento, não exigindo noções do passado e presente.
2.2 Pré-Consciente
O pré-consciente são aqueles conteúdos acessíveis a consciência é aquilo que está na consciência nesse momento e no momento seguinte não está mais.
O pré-consciente faz parte do inconsciente, isso significa que o sistema consciente tem acesso aos conteúdos do pré-consciente através de alguns procedimentos. Os processos pré-consciente, neste sentido, não fazem parte da consciência, mas estão ligados ao inconsciente. Os processos pré-conscientes, neste sentido não fazem parte da consciência mas estão ligados ao inconsciente.
Podemos entender o pré-consciente como uma zona de transito entre inconsciente e a consciência, significando que os conteúdos pré-conscientes podem aparecer na consciência assim que seja necessário um processo de transformação ocorre com os conteúdos inconsciente
2.3 Consciente
O consciente está ligado a consciência recebe as informações do mundo exterior e as do mundo interior, na consciência se destaca o fenômeno da percepção principalmente do mundo exterior, a tenção e o raciocínio.
O consciente é inacessível desde o exterior da pessoa, a psicologia considera a consciência como um estado cognitivo não abstrato que permite o ser humano interpretar e interagir com os estímulos externos que formam a realidade.
- Conclusão
Ao longo desse trabalho percebi que o psiquismo é um forte elemento contribuinte para o processo de adoecimento humano. Ao mesmo tempo em que ele pode contribuir ele pode interferir, provocando desequilíbrio interno, memórias reprimidas, tensão, emoções difíceis de ser controladas.
Para Freud, a consciência é a função de um sistema específico do aparelho psíquico, responsável pela percepção do mundo exterior, de sentimentos e de processos do pré-consciente, esses processos da consciência se articulam às instâncias do aparelho psíquico freudiano.
...