O Desenvolvimento da Psicologia como Ciência
Por: bi1fernandes • 14/10/2019 • Artigo • 529 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
Curso: Psicologia
Unidade de aprendizagem: Desenvolvimento da Psicologia como Ciência
Professora: Valdirene Brüning de Souza
Acadêmica: Bianca de Aguiar Fernandes
Tubarão, Dez de Outubro de Dois Mil e Dezenove
Análise do filme “O óleo de Lorenzo”
Esta análise tem como objetivo ressaltar a importância dos diversos tipos de conhecimento existentes, a bioética, e a ciência e seu método cientifico, que nos ajudam a entender o desenvolvimento e os ideais da humanidade ao longo do tempo, e correlaciona-los ao filme “O óleo de Lorenzo”.
A forma de se entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico, conhecimento filosófico, conhecimento científico e o teológico. O conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. O senso comum. Aprendemos a partir da nossa interação com o mundo. O conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano de querer saber como as coisas funcionam de fato, e com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê das coisas e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimentos ao nosso redor. Já o conhecimento filosófico nasceu como negação aos mitos, se origina pela capacidade de reflexão do homem e pelo uso exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o ser humano tenta essa explicação através da Filosofia. Por outro lado, o conhecimento teológico é sustentado pela fé religiosa, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais. Por isso, apresenta explicações dogmáticas que não podem ser refutadas.
O conhecimento empírico fica evidente no filme quando os pais de Lorenzo buscar conhecer outros pais que tem filhos nas mesmas condições, a fim encontrar e compartilhar experiências, os pais de Lorenzo se inteiraram da doença do filho, a qual desde então era desconhecida, havendo apenas casos isolados. A doença, apesar de ser pouco pesquisada já possuía um diagnostico fechado como uma doença degenerativa incurável. A ciência estava presa à ciência normal, as pesquisas feitas pelos pais de Lorenzo estavam muito atreladas às pesquisas e concepções definidas da doença por pesquisadores sem questionarem fatos verídicos da doença apenas especulações e hipótese por pesquisadores. O conhecimento cientifico fica evidente na constante busca dos pais pela cura da doença de seu filho. A intensa pesquisa que fora feita em busca do tratamento certo para a adrenoleucodistrofia. Já o teológico consiste na fé religiosa, na crença de que uma entidade divina irá curar a doença do protagonista. O filosófico se encontra nas reflexões, se encontra no grupo de apoio de pais ao compartilhar suas experiências com filhos portadores da mesma doença.
O método cientifico experimental consiste num conjunto de etapas, com o objetivo de atingir resultados científicos mais confiáveis. Dentre as etapas estão: A observação. As observações devem ser feitas de maneira precisa e bastante cuidadosa. A hipótese: Uma possível explicação para determinado fenômeno e deve ser testada por uma grande quantidade de experimentos. Caso seja confirmada, pode dar origem a leis e teorias. Lei: Só pode ser formulada após certa quantidade de observações semelhantes, descreve fenômenos que se manifestam de forma invariável e uniforme. E a teoria: Uma hipótese testada por vários experimentos pode formar uma teoria ou modelo.
...