Psicologia do Desenvolvimento
Seminário: Psicologia do Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanronaldo • 1/10/2013 • Seminário • 4.764 Palavras (20 Páginas) • 581 Visualizações
Psicologia do Desenvolvimento
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e os processos como: Sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, a psicologia poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, construir e transformar os seus métodos docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor e de construção da identidade do aluno, ajudando, assim, a formar um novo cidadão.
Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo de aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor.
É favorecer a inter-relação entre sujeito (aluno) e o objeto de seu conhecimento (conteúdo escolar); nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento.
Pode-se perceber que não há uma concepção única dessa proposta.
A perspectiva sócio-construtivista concebe o ensino como uma intervenção intencional nos processos intelectuais, sociais e afetivos do aluno, buscando sua relação consciente e ativa com os objetos de conhecimento. Esse entendimento implica, resumidamente, afirmar que o objetivo maior do ensino é a construção do conhecimento pelo aluno, de modo que todas as ações devem estar voltadas para sua eficácia do ponto de vista dos resultados no conhecimento e desenvolvimento do aluno. Tais ações devem pôr o aluno, sujeito do processo, em atividade diante do meio externo, no qual deve ser ‘inserido’ no processo como objeto de conhecimento, ou seja, o aluno deve ter com essa meio uma relação ativa, uma espécie de desafio que o leve a um desejo de conhecê-lo.
Partindo da visão da personalidade como constituída com base em um processo relacional, que, portanto se forma também nas relações dentro da escola.
Percebe-se então que, dessa maneira a aliança entre Educação e Psicologia é incontestável e bastante antiga, e contribui para buscar respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos, se é ou não válido aplicar punições e prêmios, qual é a importância da informação no desenvolvimento.
Humano, em que consiste o ato de comunicação, o que interessa e dá prazer ao aluno quanto ao aprendizado escolar.
A psicologia também, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível a adquirir saber e cultura acumulada. Portanto, o papel do professor nesse processo, é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento.
A sua contribuição no campo Educacional é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. Ocupa papel de fundamental importância e tende a intensificar-se cada vez mais.
A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional.
A importância da Psicologia da Aprendizagem para a Pedagogia
A Psicologia da Aprendizagem é a área para onde convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente, à problemática educativa e escolar.
Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem, deve considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. Essas teorias se apoiam em diferentes visões do homem e
Sua busca em apreender o mundo.
Um fenômeno tão complexo quanto a aprendizagem foi estudado sob diversos pontos de vista: Uns enfatizaram o aspecto motivação para aprender, outros realçaram o produto da aprendizagem, e outros, ainda o processo. Assim é que as investigações sobre a aprendizagem deram origem a vários modelos.
Entre eles as colocações que compartilham o princípio de auto estruturação do conhecimento, que veem o aluno como o responsável último do seu próprio processo de aprendizagem, como
o "artesão da sua própria construção" (Not, 1979). Ou a hipótese da aprendizagem por descobrimento, e das propostas pedagógicas que defendem o princípio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios ou, como afirma Bruner: "mediante o uso de sua própria mente" (Bruner, 1961).Podemos citar também as propostas pedagógicas inspiradas nas teses que podem ser sintetizadas na seguinte afirmação: o "princípio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção" (Piaget, 1974).
Entre elas, há ainda a importante proposta de Rogers (1969), de ensino centrado no aluno, que se trata de um diferente paradigma de ensino, retirando o foco do professor, e ajuda o indivíduo, de forma intrínseca, a conhecer e desenvolver a própria identidade. Ela se baseia não apenas no aprendizado dentro de sala, com objetivo de aprender, mas também nas experiências vividas pelo aluno, assim, fazendo-o decidir aprender aquilo que se adapta melhor as suas individualidades.
A importância da Psicologia da Aprendizagem
na Pedagogia reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam, definidos como âmbitos educativos.
Tal entendimento
...