O Direito do Trabalho
Por: Cláudia Oliveira • 24/11/2020 • Artigo • 506 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
Nome: Elza Maria Moura
Curso: Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Múltiplas Deficiências
Disciplina: Educação de pessoas com Deficiência Auditiva
Educação de pessoas com Deficiência Auditiva
A educação é para todos, a pessoa com deficiência auditiva, tem dificuldade de compreensão, sendo que o professor ensina de forma diferenciada.
A inclusão acolhe a todas as pessoas, a oportunidade de aprendizagem com autonomia ser valorizado adquirindo direitos.
A pessoa com deficiência auditiva era considerado incapaz, não frequentava escola, sem direito de aprendizagem. Atualmente frequentam sala de aula comum, tem acompanhamento de professor intérprete é muito importante a convivência com os colegas mas enfrentam a barreira da comunicação.
Na instituição de ensino ainda pode existir a falta de estrutura e despreparo dos professores, dificultando o processo de aprendizagem de alunos surdos.
A maneira que ele aprende e o professor apresenta os recursos, desenvolvem as habilidades do conhecimento que levará para sua vivência. As diferentes formas de aprendizagem que a escola oferece, pode ser lenta e complexa.
O tratamento dentro da escola tem que ser igual ao de outros alunos, nem sempre a escola tem preparo para receber alunos com deficiência auditiva, mas torna-se um espaço transformador.
Não são todos surdos que frenquentam a escola, não conhecem a Língua Brasileira de Sinais, encontram grande obstáculo na comunicação pois só convivem no ambiente familiar, sabem somente gestos caseiros, os pais são ouvintes e não conseguem comunicar com o filho(a). A criança que nasce em um lar de pais surdos, interagem em Língua de sinais.
As condições pedagógicas e estrututrais nas escolas ainda não são as mesmas para os alunos surdos e ouvintes. Está tornando realidade, avançando. A Lingua Brasileira de Sinais, desenvolveu através criação do INES, facilitou a comunicação entre a comunidade surda. Também houve grande avanço em aprovação das leis e direitos da inclusão, é extremamente importante, as autoridades públicas ainda podem fazer mais por eles, querem ser inseridos e interagir na sociedade e no meio profisional, passam a conviver uns com os outros como a realidade da vida de todos nós, em ambientes receptivos para todas as pessoas, onde todos aprendem juntos.
...