O Discussão “Geração e Idade”
Por: rosemassei • 27/2/2023 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 54 Visualizações
DISCUSSÃO
Com vários temas para serem escolhidos, nosso grupo optou por escolher “Geração e Idade”, em nossa primeira perspectiva, seria um tema de fácil observação e metodologia, de forma que essa temática sempre está presente em nosso dia-a-dia, sempre estamos acompanhados ou cercados de pessoas de idades variadas, e por consequência, gerações diferentes.
Por mais que para alguns seja ruim organizar os seres humanos por gerações, nós percebemos que realmente há características que se encaixam no contexto como: Os Baby Boomers tem uma perspectiva diferente das coisas, eles optam por desfrutar mais do momento, se permitem mais; A geração X busca individualidade mas sem perder a convivência em grupo; A geração Y está sempre em contato com a tecnologia, fazendo mais de uma coisa simultaneamente, fora sua sede por conhecimento; A geração Z se desliga dos padrões construídos por gerações passadas. E por fim, a geração Alfa se relaciona naturalmente com o celular e a internet.
No primeiro momento, pensamos que seria muito fácil encontrar pessoas de diferentes idades interagindo, e realmente é, porém não como esperávamos. Nós vivemos juntos e compartilhando o mesmo espaço, porém, quando começamos as observações percebemos que as pessoas, na maioria das vezes, vivem em grupos e, geralmente estes são compostos por faixas etárias semelhantes e raramente estão se relacionando com membros de outra gerações.
Notamos que em algumas situações que foi observado o contato entre diferentes gerações, sempre havia um ato de empatia, como ceder o lugar para que alguém mais velho sentasse, ajudar em algumas necessidades específicas, como uma boa recepção, servir água, entre outras coisas. Dessa forma, foi possível perceber durante a realização deste, que muitas coisas que imaginamos que poderiam sair de um jeito, acabaram saindo de outro – e isso é algo fantástico, pois pudermos visualizar por diversas vezes adultos que, no nosso pré-julgamento, aparentavam que tomariam certa atitude e, no final, tomavam outra; assim como crianças que sempre são tão expressivas e não seguram suas emoções ou mesmo seus pensamentos e vontades. O ser humano é ímpar, e, por isso, cada qual utiliza das ferramentas que possui disponíveis para que possam se reconhecer e se fazerem presentes no mundo, deixando sua marca de maneira tão única e especial.
Ao final desde trabalho, percebemos que tudo está aqui foi através da nossa percepção, o que condiz com Foucault, “Denominar é ao mesmo tempo dar a representação verbal de uma representação e colocá-la num quadro geral. Toda a teoria clássica da linguagem se organiza em torno desse ser privilegiado” (FOUCAULT, 1967, P.164), quando denominamos, nós colocamos a pessoa em um lugar que não sabemos se é real, pois não sabemos a realidade dessa pessoa, ao denominar, ela perde parte de sua essência.
...