O ESTUDO DIRIGIDO
Por: Paula0313 • 23/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.985 Palavras (8 Páginas) • 136 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO
Conceição Rejane Santos Ferreira
Texto:
Estudos sobre sentidos e significados do trabalho na psicologia: uma revisão das suas bases teórico-epistemológicas.
1 PARA COMEÇAR:
A relação do homem com o trabalho é uma questão que sempre é discutida na ciência, pois o trabalho passou a ser algo central na vida do indivíduo, seja como a categoria sociológica chave, na construção da subjetividade e identidade, ou como uma necessidade instrumental, um meio para a sobrevivência humana.
Por meio da comparação etimológica das palavras “sentidos” e “significados” pode-se perceber que estes termos têm sido utilizados de modo indistinto desde os primórdios da história humana.
Em especial na Psicologia, não há consenso a respeito da utilização dos termos sentidos e significados do trabalho. Esta tensão existente no estudo do tema tem sido discutida pelos pesquisadores, mais recentemente, na tentativa de dirimir confusões conceituais, diferenciar e definir conceitos, bem como determinar qual a perspectiva adotada em seus estudos.
Para os representantes do Grupo MOW (1987), o significado do trabalho é um construto psicológico multidimensional e dinâmico, resultante de variáveis pessoais e ambientais. Além disso, os significados são explicados por três variáveis: a centralidade do trabalho ou o grau de importância e valor que o trabalho tem na vida; as normas sociais do trabalho, como os deveres e os direitos dos trabalhadores e, por fim; os resultados valorizados do trabalho, definidos como os produtos que os indivíduos buscam no trabalho e as funções que cumprem para eles, assim como as necessidades que permitem satisfazer.
Segundo os preceitos psicodinâmicos, o trabalho ocupa um papel fundamental como canalizador das angústias e necessidades humanas.
2 AUTORES E SEUS PENSAMENTOS:
- Borges (1998) e Grupo MOW (1utilizam o termo significados do trabalho.
- Antunes (2002), Hackman e Oldhan (1975), Morin (1996, 2001), Morin, Tonelli e Pliopas (2007) adotam o termo sentidos do trabalho.
- Antunes (2002), Hackman e Oldhan (1975), Morin (1996, 2001), Morin, Tonelli e Pliopas (2007) adotam o termo sentidos do trabalho.
- Alguns autores utilizam os termos sentidos e significados do trabalho como sinônimos ou como elementos complementares de um mesmo construto (Borges, 1998; MOW, 1987).
- Basso (1998), Morin (1996, 2001, 2002), Tolfo et al. (2005), entendem sentidos e significados do trabalho como constructos diferentes. Morin utiliza o termo sentidos do trabalho, mas faz uso das variáveis dos significados do Grupo MOW.
- Tolfo e Piccinini (2007) entendem que há uma interdependência entre ambos os fenômenos, de forma que os significados são construtos construídos coletivamente em um determinado contexto histórico, econômico e social, e os sentidos são concebidos como uma produção pessoal em função da apreensão individual dos significados coletivos, a partir de experiências concretas.
Nas definições destes fenômenos, identificados como sinônimos, e como construtos diferentes, podem dificultar sua evolução enquanto campo de pesquisa, sendo necessária a distinção e uma melhor definição dos conceitos.
Estas diferenças podem ser explicadas pelo fato de que os pesquisadores partem de bases epistemológicas diversas com diferentes métodos, o que torna a análise dos construtos como multifacetados e complexos. A discussão, esclarecimento dessas divergências e inseguranças no uso dos termos, bem como a definição dos conceitos sentidos e significados em cada perspectiva teórica e das bases epistemológicas que os ancoram, possibilitará o aprofundamento na compreensão dos fenômenos e o avanço do conhecimento na área.
3 Sentidos e significados do trabalho:
Associada à multidisciplinaridade dos sentidos e dos significados do trabalho existe uma diversidade de teorias e abordagens relacionadas ao tema, em maior ou menor grau. Nesta busca podem-se identificar quatro importantes matrizes teóricas:
- Os sentidos da vida
2) Os significados em um contexto geral.
3) Os sentidos do trabalho.
4) Os significados do trabalho.
A importância dessas teorias/abordagens está na contribuição que tiveram para o desenvolvimento da temática em questão, pois juntas compõem o conjunto de abordagens que tem influenciado a maioria das pesquisas sobre o tema na atualidade. A psicologia científica, constituída através de bases epistemológicas diferentes, aborda o estudo dos sentidos através de duas grandes vertentes: a primeira vinculada ao estudo das sensações e das percepções, e a segunda, aborda o sentido da linguagem e da comunicação, como fenômeno subjetivo e repleto de significados
4 Como se deu a evolução dos estudos dos sentidos e significados:
O surgimento da Escola Sociotécnica, em 1949, foi um marco importante na história dos estudos sobre Emery, Trist, Hackman e Oldhan, que acompanharam a experiência de mecanização dos processos de mineração em Durhan, na Inglaterra. Esses pesquisadores identificaram que a variedade e o conteúdo das tarefas influenciavam no desempenho, no reconhecimento e na satisfação, sinalizando assim, para a importância de aspectos subjetivos na relação do trabalhador com a sua atividade.
Desde o desenvolvimento da perspectiva sociotécnica, houve um despertar para o interesse de pesquisadores de diferentes países em compreender qual o significado do trabalho com base em pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos. Estes psicólogos identificaram que o trabalho que tem sentido é considerado útil, importante e legítimo para quem o executa e possui três características principais: a variedade das tarefas ou a diversidade de habilidades e competências para executá-las; a identificação com todo o processo de trabalho, de modo que o trabalhador perceba o seu significado, tenha contribuição social e autonomia no seu desenvolvimento; e ter retorno ou feedbacksobre o desempenho nas atividades executadas.
...