O Ensinando a Observar
Por: Luciano Souza • 20/9/2019 • Relatório de pesquisa • 791 Palavras (4 Páginas) • 116 Visualizações
UNINOVE
Curso de Psicologia
Centro de Formação de Psicólogos
Relatório Parcial de Estágio Básico Supervisionado: Práticas em Análise do Comportamento
Estagiários: Érica Alves Lopes RA: 2217113451 Julia da Silva Morais RA: 919116091 Carolina Cardoso Campos RA:917121422 Ana Claudia Alves 2217112335 | Turma: |
Unidade: Vergueiro | |
Supervisor: Diego Mansano Fernandes | Data: 11/09/2019 |
Descrição das atividades
Através da leitura do livro de forma prática, á importância de uma análise feita a partir da observação, descrições de competências a serem desenvolvidas, pelo Psicólogo com embasamento teórico.
A investigação experimental do comportamento por meio de noções de teóricas para embasar uma linha de investigação observacional, través da investigação experimental do comportamento, por meio de uma análise aplicada ao comportamento. Este processo envolve tomar o que os pesquisadores sabem sobre o comportamento e aplicá-lo em contextos individuais, através da análise conceitual de comportamento que aborda as questões filosóficas, históricas, teóricas e metodológicas na análise do comportamento.
As atividades contidas no presente documento, tem como referência o texto Ensinando a Observar como material didático para presente estagio em analise do comportamento. As atividades referentes ao capitulo como inicio de atividade em grupo através do texto. Durante todo texto foi elaborado pelo grupo o entendimento de cada ponto relevante para que se possa ter ideias claras de como se dá uma observação de análise do comportamento.
Análise crítica das atividades
A observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização e avaliação do trabalho do cientista como uma ferramenta de trabalho. A observação sistemática do comportamento em organismo, laboratório ou mesmo em situação natural, pesquisadores identificam relações existentes entre o comportamento e condições ambiental de forma sistemática. Exemplos como o uso observação pode ser eficaz, pois tem permitido ser descoberto que o comportamento pode ser influenciado por consequências produzidas no ambiente, essas consequências são determinantes para diferentes tipos de comportamentos padrões, diferentes estímulos particulares do ambiente.
Alguns exemplos de comportamentos a serem coletados são; os exibidos pelo sujeito como contatos com o objetos, vocalizações e verbalizações, movimentações no espaço, expressões faciais, gestos , direções do olhar ,posturas e posições do corpo .quando pode ser em situação ambiental e avaliado o meio físico e social em que está inserido o sujeito ou mudanças que ocorrem com o mesmo.
A sistemáticas abordadas pelos autores, juntamente com seu conjunto de convenções adotadas pelo observador e suas variáveis em função da técnica dos registros utilizados.
A utilização da observação como coleta de dados do comportamento e de situações ambiental, o psicólogo pode fazer uso em diferentes contextos de aplicações da psicologia tais como; Clínicas, Empresas e Escolas.
Em clínicas o Psicólogo utiliza a observação para investigar a queixa de comportamentos contínuos ou pontuais, apresentada pelo cliente, como por exemplo a queixa de nervosismo, excesso de timidez, estresse, angustia, dificuldade de aprendizagem, excesso de ciúmes enfim inúmeros conflitos, identificado o problema para escolher a técnica ou procedimento que será aplicado.
...