O Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo
Por: alansamp • 8/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 610 Palavras (3 Páginas) • 2.803 Visualizações
[pic 1]
Alan Sampaio da Cruz
ATIVIDADE
Escolas da Psicologia: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo
Brasília - DF
2021
1 Estruturalismo
1.1 Características
Os teóricos dessa escola acreditavam que a mente humana deveria ser observada e estudada exatamente como na anatomia: decompondo-a em unidades elementares, a fim de conhecer e catalogar cada um de seus aspectos estruturais. Acreditavam que através da introspecção poderiam chegar às unidades elementares da consciência. A experiência consciente, através de observadores treinados para aprofundar o conhecimento e catalogação de estruturas constantes em três eixos fundamentais: Sensações, Imagens e Estados Afetivos.
1.2 Fundador:
Edward Bradford Titchener (1867 - 1927), aluno e seguidor de Wundt. Conheceu os conceitos de Wundt em Oxford e foi aluno do próprio Wundt em Leipzig, tendo alcançado o título de Doutor em 1892. Montou o primeiro laboratório de psicologia na Cornell University aos 25 anos, ficando estabelecido ali até o final de sua vida aos 60 anos.
1.3 Objeto de estudo
A experiência consciente da mente humana. Sem nenhum enfoque prático ou terapêutico.
1.4 Contribuições para a Psicologia
Sua maior contribuição foi a criação de laboratórios e a fiel obediência aos controles utilizados neste ambiente científico. Tendo sido a primeira escola em terras norte-americanas e, devido à sua rigidez procedural, serviu de corrente a ser desafiada e ultrapassada pelas escolas que a sucederam.
2 Funcionalismo
2.1 Características
Escola nascida nos EUA, em forte oposição à escola Estruturalista. Fortemente influenciada pelas teorias de Charles Darwin, encontrou na América do Norte o Zeitgeist ideal para o florescimento de teoria que trocava o conhecimento eminentemente teórico da estrutura, para um mais moderno, que se importava com as funcionalidades da mente. Entendia a mente humana dentro de um conceito evolutivo e traçava paralelos com as funções encontradas no comportamentos de outros mamíferos. Os processos mentais eram considerados atividades úteis e funcionais de organismos vivos, com o objetivo primordial de adaptação ao meio.
2.2 Fundador
Willian James (1842 - 1910), que apesar de liderar um laboratório em Harvard e ser considerado por muito tempo, como um dos psicólogos mais importantes da história, jamais se considerou um. Publicou em 1890, um importante livro chamado “Princípios de Psicologia”. Vale destacar também, a importância de Francis Galton (1822 - 1911), que contribuiu com métodos, testagens e observações estatísticas de características herdadas.
2.3 Objeto de estudo
Os processos mentais: suas funções e consequências práticas no mundo real.
2.4 Contribuições para a Psicologia
Extremamente importante por seu uma escola que se preocupou com questões de ordem prática - em oposição ao Estruturalismo. Inovou ao ter como objeto de estudo, crianças, animais e doentes. Evoluiu a pergunta primordial para a função e utilidade da consciência.
3. Associacionismo
3.1 Características
Propunha-se a investigar os processos mentais associativos. Foi a primeira escola da psicologia a tecer uma teoria sobre aprendizagem com abordagens práticas e dissociadas da teoria filosófica. Acreditavam na concepção de que a aprendizagem se dá através da associação de ideias, vindo das mais rudimentares e elementares para as mais complexas e rebuscadas. Dentre suas teorias se destaca a Lei do efeito, que traz as partículas fundamentais que depois seriam largamente e profundamente exploradas pelos comportamentalistas.
...