O Estudo Dirigido
Por: anasantos121212 • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 278 Visualizações
Faculdades Alves Faria
Graduação em Psicologia
Professora: Ms. Tainá Dal Bosco
Disciplina: Psicologia do ciclo vital: Infância
Estudo Dirigido para N2
Henri Wallon
- “A existência do homem, ser indissociavelmente biológico e social, se dá entre as exigências do organismo e as da sociedade, entre os mundos contraditórios da matéria viva e da consciência. O estudo do psiquismo não deve, portanto, desconsiderar nenhum desses fatores, nem tampouco trata-los como termos independentes; deve ser situado entre o campo das ciências naturais e sociais” (Galvão, 2014, p.30).
Explique, a partir da teoria de Wallon, como o biológico e o social relacionam-se proporcionando o desenvolvimento humano.
- Discuta porque Wallon voltou seus estudos para o desenvolvimento infantil.
- Descreva os estágios do desenvolvimento segundo a teoria de Wallon.
- Explique, de acordo com a teoria walloniana, como se dá a construção do “eu corporal” e do “eu psíquico”.
- “É grande o destaque que a análise walloniana dá ao componente corporal das emoções. Wallon mostra que todas as emoções podem ser vinculadas à maneira como o tônus se forma, se conserva ou se consome” (Galvão, 2014, p.62).
Explique, a partir da perceptiva walloniana, qual é a função que a emoção desempenha no desenvolvimento humano.
- Descreva a relação dos seguintes conceitos: emoção, sentimento e afetividade.
- “Antes de agir diretamente sobre o meio físico, o movimento atua sobre o meio humano, mobilizando as pessoas por meio do seu teor expressivo. Podemos dizer que a primeira função do movimento no desenvolvimento infantil é afetiva” (Galvão, 2014, p.70).
Justifique a centralidade do movimento na teoria de desenvolvimento proposta por Wallon e como o movimento relaciona-se com a afetividade e com o desenvolvimento do pensamento.
- Discuta a partir da teoria de Wallon, como a linguem relaciona-se com a dinâmica do pensamento infantil.
Vigotski
- “A atividade dos animais é instintiva e marcada pela satisfação de suas necessidades biológicas (de alimento, autoconservação ou necessidade sexual). Ou seja, ela permanece sempre dentro dos limites das suas relações biológicas, instintivas, com a natureza” (Rego, 1995, p.44).
Explique, de acordo com a teoria vigoskiana, em que se diferencia a relação dos animais com a natureza da relação dos homens com a natureza.
- “Mas a linguagem dos animais nunca designa coisas, não distingue ações nem qualidades, portanto, não é linguagem na verdadeira acepção da palavra” (Luria, 1991, citado por Rego, 1995, p.54).
“Tanto nas crianças como nos adultos, a função primordial da fala é o contato social, a comunicação; isto quer dizer que o desenvolvimento da linguagem é impulsionado pela necessidade de comunicação” (Rego, 1995, p.64).
Explique qual é a importância da linguagem de acordo com a teoria proposta por Vigostki e como ela relaciona-se com o pensamento e o desenvolvimento.
- “Se incluirmos essa história das funções psicológicas superiores como um fator de desenvolvimento psicológico, certamente chegaremos a uma nova concepção sobre o próprio processo de desenvolvimento. Podem-se distinguir, dentro de um processo geral de desenvolvimento, duas linhas qualitativamente diferentes de desenvolvimento, diferindo quanto à sua origem: de um lado, os processos elementares, que são de origem biológica; de outro, as funções psicológicas superiores, de origem sócio-cultural. A história do comportamento da criança nasce do entrelaçamento dessas duas linhas. A história do desenvolvimento das funções psicológicas superiores seria impossível sem um estudo de sua pré-história, dé suas raízes biológicas, e de seu arranjo orgânico”( Vigotski, 2007,p.42).
Explique o que são as funções psicológicas superiores e como elas são formadas.
- Como a filogênese e a ontogênese relacionam-se?
- “O signo age como um instrumento da atividade psicológica de maneira análoga ao papel de um instrumento no trabalho. Mas essa analogia, como qualquer outra, não implica uma identidade desses conceitos similares. Não devemos esperar encontrar muitas semelhanças entre os instrumentos e aqueles meios de adaptação que chamamos signos. E, mais ainda, além dos aspectos similares e comuns partilhados pelos dois tipos de atividade, vemos diferenças fundamentais. Gostaríamos, aqui, de ser o mais preciso possível. Apoiando-se no significado figurativo do termo, alguns psicólogos usaram a palavra "instrumento" ao referir-se à função indireta de um objeto como meio para se realizar alguma atividade. Expressões como "a língua é o instrumento do pensamento" ou "aides de memoire" são, comumente, desprovidas de qualquer conteúdo definido e quase nunca significam mais do que aquilo que elas realmente são: simples metáforas e maneiras mais interessantes de expressar o fato de certos objetos ou operações terem um papel auxiliar na atividade psicológica” ( Vigotski, 2007,p.52).
Explique o que são os instrumentos e os signos, como eles relacionam-se e qual é a importância desses conceitos para na obra de Vigostki.
- Conceitue zona de desenvolvimento proximal.
- Explicite a relação entre desenvolvimento e aprendizagem segundo Vigotski.
- “A internalização de formas culturais de comportamento envolve a reconstrução da atividade psicológica tendo como base as operações com signos. Os processos psicológicos, tal como aparecem nos animais, realmente deixam de existir; são incorporados nesse sistema de comportamento e são culturalmente reconstituídos e desenvolvidos para formar uma nova entidade psicológica. O uso de signos externos é também reconstruído radicalmente. As mudanças nas operações com signos durante o desenvolvimento são semelhantes àquelas que ocorrem na linguagem. Aspectos tanto da fala externa ou comunicativa como da fala egocêntrica "interiorizam-se", tornando-se a base da fala interior” (Vigotski, 2007,p.58).
Explique os conceitos de mediação e de internalização, como eles relacionam-se e de que forma possibilitam o desenvolvimento humano.
- Qual é a função do brinquedo e do brincar no desenvolvimento infantil segundo Vigotski?
Papalia e Feldeman ( capítulos: 6, 8 e 10).
- Explique as fases de desenvolvimento de Erikson, e contextualize as em cada período da infância.
- confiança básica versus desconfiança
- autonomia versus vergonha e dúvida
- iniciativa versus culpa
- produtividade versus inferioridade
...