O Estudo Dirigido
Por: Vitória Almeida • 22/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
VITÓRIA LUÍZA ALMEIDA SILVA
KANT E O DEVER
FILOSOFIA – ANTROPOLOGIA E ETICA – SÉRGIO MURILO
BELO HORIZONTE
2020
- Renato Russo na sua música Há tempos afirma que “disciplina é liberdade”. O que ele quis dizer com isso? Disciplina não é o oposto de liberdade? Como é que pode, então?
Há uma frase de um professor que diz “Para se aprofundar na metáfora final da canção, acredito que o caminho seja o de perceber que a limpidez da água contraria e desmistifica o aspecto escuro e misterioso do poço”. De acordo com ele a última parte da letra já vem aliando contrariedades falsas e encontrando ideias positivas no que poderia ser negativo. Um exemplo é quando a letra fala de uma união entre a disciplina e a liberdade, que são contraditórias. Esse professor disse “Nesse movimento se busca um remédio para os impasses de uma experiência histórica tida como triste, desencantada, ambígua’’. Por isso que “só o acaso estende os braços a quem procura abrigo e proteção”.
- É domingo. Você está sozinho com a sua companheira*. Ela pede para você comprar um frango assado na padaria para o almoço. Você vai. Na volta, passando em frente ao bar, você ouve gritarem o seu nome. Você olha e são os seus amigos bebendo, comendo e tocando violão. Eles te chamam. Já é meio-dia. Eles falam que é "só uma". O que você faz? E por quê?
Como sei que não seria apenas ‘’uma’’, pois bêbado não tem limites, eu falaria com meus amigos a verdade, que estava na rua e apenas passei por eles pois deveria comprar o frango para o almoço pois o meu companheiro estava em casa esperando e eu não poderia demorar. Seria muito injusto eu fugir do combinado com o meu companheiro.
- Justiça é igual à bondade? Ser justo é ser bom? Justifique.
Entende-se que por justiça cabe ao estado garantir que nós não prejudicamos o próximo e vice-versa. Por isso existem as regras, as leis, os tribunais e a polícia. Portanto, não cabe ao estado obrigar a cada um de nós que sejamos bondosos e prudentes, isso só cabe a nós.
Ser justo nem sempre é a mesma coisa de ser bom, porém, alguns casos podem ser vistos como bondade também.
- Você pretende passar o fim de semana dentro de casa, vendo TV, dormindo, lendo, jogando na internet etc. Você passa no supermercado e compra tudo o que precisa para não ter que sair de casa durante os dois dias. Chegando a sua casa, sexta-feira a noite, o seu vizinho lhe avisa que o tráfico decretou toque de recolher na região: ninguém pode sair de casa durante o fim de semana, se sair, morre! A ordem do tráfico afetou a sua liberdade? Por quê?
Não exatamente. Como de qualquer forma eu já queria e já tinha combinado de ficar em casa durante o fim de semana, esse não seria o problema pois eu já não iria sair mesmo. Porém, se fosse mais um fim de semana normal na qual eu fosse sair, isso afetaria sim a minha liberdade, pois eu teria que ser obrigada a ficar em casa para não morrer.
- Desde 1932, o Exército dos Estados Unidos concede a medalha chamada de Coração Púrpura para os soldados feridos pelo inimigo durante um combate. Em 2009, o Pentágono anunciou que a medalha seria agora reservada aos soldados com ferimentos físicos. Veteranos com problemas mentais e traumas psicológicos não receberiam mais a medalha. É justo fazer essa distinção? O soldado com problemas mentais não cumpriu o seu dever? Justifique.
Não acho justo essa distinção. Pois assim como os feridos fisicamente, os soldados com traumas psicológicos, problemas mentais e com ferimentos mentais, verbais ou etc, também são capazes. Independentemente de qual tenha sido o ferimento, é um ferimento! Todos deveriam continuar sendo premiados com as medalhas.
- É possível os animais terem direitos como os homens? Justifique.
Os homens e os animais tem interesses básicos parecidos que podem ser dados nas idéias de preservação da própria vida, de integridade física e liberdade. A maioria dos animais sentem dor, medo, frustração, fome e etc, da mesma forma que damos como imoral causar dor, medo, frustração ou fome a um homem, assim devemos levar em consideração em relação aos animais. É claro que os homens e outros animais são diferentes, e as espécies animais são diferentes entre si, mas estas diferenças não devem ser levadas em consideração no que diz respeito aos direitos.
...