O Estudo Dirigido
Por: castromari • 26/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.220 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
Marilande Batista da Silva
Estudo dirigido Cap I, II e III Ciência e comportamento humano
SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003. [pic 2]
FEIRA DE SANTANA – BAHIA
19/10/2020
Capítulo I:
1.Que significa dizer que a ciência busca ordem?
É uma tentativa de descobrir ordem no mundo, demonstrar que certos acontecimentos estão ordenadamente correlacionados com outros, a busca de ordem não é somente um produto final possível; é uma concepção de trabalho que deve ser adotada desde o princípio.
2.Além da ordem, o que mais a ciência busca?
Para Skinner, depois de se encontrar as leis que explicam a ocorrência de certos processos comportamentais, cabe à ciência prever e controlar a ocorrência de tal fenômeno no futuro, ou seja, buscar relacionar ordenadamente acontecimentos do mundo, tem-se que, primeiro, supor que esses acontecimentos já sejam, de alguma forma, ordenadamente relacionados entre si. A ciência não só descreve, ela prever, trata não só do passado, mas também do futuro.
3.Será o comportamento humano ordenado e determinado?
De acordo com Skinner a ciência é mais que a mera descrição dos acontecimentos à medida que ocorrem se vamos usar os métodos da ciência no campo dos assuntos humanos, devemos pressupor que o comportamento é ordenado e determinado. Pois, devemos esperar descobrir que o que o homem faz é o resultado de condições que podem ser especificadas, uma vez determinadas, poderemos antecipar e até certo ponto determinar as ações.
4.Por que Skinner afirma: “Confusão na teoria significa confusão na prática”?
Skinner diz que talvez não seja a ciência que esteja errada, mais a forma que está se aplicando, ou seja, não podemos separar uma coisa da outra, as teorias afetam a prática, uma concepção científica do comportamento humano dita uma prática, a doutrina da liberdade pessoal, outra.
Capítulo II:
1.Que fazer quando os experimentos não dão o resultado que se espera?
A ciência é verídica a partir do seu progresso, onde produz resultados notáveis. Mesmo que os cientistas e demais pesquisadores almejem determinados resultados, fica claro que terão que aceitar a comprovação do resultado científico. Em algumas situações, estes experimentos podem não ter o resultado esperado, porém quando se faz parte de uma pesquisa, estudo direcionado o importante é ser coerente e determinado para buscar novos fatos e perecer nas expectativas do resultado positivo. Portanto, a verificação e continuidade da pesquisa deve ser continuada, através de uma precisão de fatos.
Os cientistas entendem que precisam tem uma resposta satisfatória, mas para que isso aconteça é necessário treino, para que as pesquisas sejam suficientes para se provar determinado experimento.
Como o próprio texto diz “Honestidade Intelectual”, na falta desta pode ocorrer desastres irreparáveis.
2.Onde deve ser procurada uma resposta definitiva para a questão da regularidade?
A ciência é um conjunto de atitudes, ela busca a ordem, uniformidade e observação permanente, é algo lento, cuidadoso e singular, simplesmente para se ter eficácia nos resultados. Mas quando falamos em regularidade com precisão, falamos que a mesma deve ser procurada, não nos limites de um mecanismo hipotético qualquer dentro do organismo, mas na nossa habilidade em demonstrar a regularidade no comportamento como um todo. A razão não pode compreender a si própria e o conhecimento é delimitado pelas limitações do organismo que conhece.
3.Quando chegamos a um sistema científico podemos manejar mais eficientemente um setor da natureza. Por que?
Tem por finalidade capacitar e manejar com mais eficiência, assim quando já tiver descoberto as leis que governam e organizado estas leis em um sistema onde poderão prever a ocorrência de um acontecimento, serão capazes de se prepararem com antecedência, sendo preventivos em determinada situação ou episódio, sendo capazes de controlarem também.
4.De que trata o “princípio da indeterminação” como uma objeção para a ciência do comportamento?
Diz que há circunstâncias sob as quais o físico não pode colocar-se na posse de toda informação relevante: se escolhe observar um evento, deve desistir da possibilidade de observar um outro. Pode acontecer a imprevisibilidade. De acordo com o texto, dependendo do processo, principalmente pela complexidade do comportamento humano poderá ocorrer o princípio da indeterminação. A ciência pode até estudar o comportamento, mas não poderá controlar. O comportamento do indivíduo é único
Capítulo III:
...