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O Estudo Dirigido

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  446 Visualizações

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Curso: Psicologia

Disciplina: Teorias da Personalidade II

Profa. Msc. Carolina Brum

Aluno: Renata Macêdo de Castro de Souza

RGM: 21003394

ESTUDO DIRIGIDO – Teorias Orientais

Valor: 1,5 ptos

1- A personalidade é um tema instigante para aqueles que buscam sua compreensão. Não há uma definição exata de como ela é constituída e quais os principais fatores que a influenciam. Cada abordagem tem seu modo de ver o homem e o mundo que o circunda. Explique, por que, além das abordagens clássicas que vimos nesse semestre, é importante estudar as Teorias Orientais para compreendermos a personalidade?

 R-   Por que estudar religiões em um curso de psicologia? Para muitos, a palavra religião tem fortes conotações de dogma rígido, moralidade convencional, etc. Essas idéias não parecem particularmente compatíveis com a psicologia. É importante lembrar que, neste caso, estamos lidando com psicologias orientais e não com religiões orientais. A ioga, o zen-budismo e o sufismo originaram-se da necessidade comum de explicar a relação entre experiência religiosa e vida cotidiana. Os guias espirituais estavam entre os primeiros psicólogos no ocidente e no oriente. Eles precisavam compreender a dinâmica emocional e pessoal de seus alunos, bem como suas necessidades espirituais. A fim de compreender as questões que seus alunos defrontavam, esses sistemas realmente diferem da maioria das teorias da personalidade ocidentais por sua maior preocupação com valores e considerações morais e por sua ênfase na recomendação de viver-se de acordo com certos modelos espirituais. Devemos viver dentro de um código moral, argumentam, porque uma vida moralmente codificada tem efeitos definidos, reconhecíveis e benéficos à nossa consciência e bem-estar geral. Entretanto, todas as três psicologias veem a moral e os valores de um modo pragmático, até mesmo iconoclasta. Cada uma dessas tradições enfatiza a futilidade e insensatez de se valorizar mais a forma exterior do que a função interior. Essas psicologias, como suas equivalentes ocidentais, provêm da observação cuidadosa da experiência humana. Elas se assentam sobre séculos de observações empíricas dos efeitos psicológicos, fisiológicos e espirituais de uma variedade de idéias, atitudes, comportamentos e exercícios. Entretanto, a vitalidade e importância dessas psicologias tradicionais repousa na constante testagem, reformulação e modificação de suas idéias iniciais para ajustarem-se a novos contextos e situações interpessoais, bem como a diferentes condições culturais. Em outras palavras, estas psicologias seculares ainda são pertinentes, ainda mudam e se desenvolvem. Carl Jung escreveu, “o conhecimento da psicologia oriental [...] forma a base indispensável para uma análise crítica e uma consideração objetiva da psicologia ocidental”.

 2- Qual é a visão de homem e de mundo para a Ioga/Hinduísmo? Lembre-se   de falar dos seus principais conceitos.

visão de mundo: De acordo com o Vedanta, a aquisição do conhecimento traz uma visão das situações (principalmente “negativas”) como algo necessário para o amadurecimento emocional do indivíduo, e é desta forma que o conhecimento proporciona uma base que auxilia a superar o sofrimento. Dessa perspectiva, o devoto é entendido como aquele que busca não se dominar por um padrão de reação: ele procura adquirir a capacidade de segurar os impulsos (e os desejos), entender os “erros” como oportunidades para amadurecer para, assim, possuir uma mente que passou por um processo de amadurecimento (ou de questionamento).

visão de homem: No hinduísmo, o homem estará em busca do seu eu e do equilíbrio entre corpo e mente. A ioga é uma prática milenar que busca encontrar a conexão espiritual no mundo terreno. Suas diferentes modalidades dependerão da divindade hindu honrada com a prática. O homem buscará durante sua vida os objetivos do Dharma (ética e obrigações), Artha (prosperidade e trabalho), Kama (desejos e paixões) e Moksha (libertação, liberdade e salvação).

Principais conceitos:  

                                                                                                                                 Espírito Deus, embora amorfo, também tem forma todas as concepções de Deus são verdadeiras

 Princípios da Criação (gunas)

  • Tamas = inércia
  • Rajas = atividade, energia
  • Sattva = claridade ou luz
  • Chitta (Consciência) => obscura o Self
  • Ioga busca o controle das “ondas de consciência” -> Self

  • Samskaras (Tendências Subconscientes)
  • ações passadas
  • experiências de vida
  • objetivo: nos livrar dessas influências
  • Carma
  • Ação e seus resultados
  • Tendências subconscientes -> ondas de consciência -> ações -> tendências subconscientes
  • Ideal iogue – transmutar ações e pensamentos

  • Carma Ioga, a Ioga da Ação
  •  sem apego, sem preocupação
  • Bhakti Ioga, a Ioga da Devoção
  • cultos, rituais, cânticos, adoração a Deus
  • Hatha Ioga, a Ioga do Corpo
  • Kundalini – energia sutil
  • Chacras – centros de consciências corpo fortalecimento e purificado = energia flui.
  • Haja Ioga, a Ioga “real”
  • Abstenções (código moral)
  • Observâncias (mandamentos)
  • Posturas (corpo)
  • Controle de energia vital (pranay-sma)
  • Interiorização (desligar de estímulos         
  • Concentração (atenção fixada)
  • Meditação (união mente-objeto)
  • Iluminação (realização do Self)
  1. Qual é a visão de homem e de mundo para o Sufismo? Lembre-se de falar dos seus principais conceitos.

 visão de mundo:  Para os sufis não existe separação entre todas as formas criadas e o Criador. Se a maior parte das pessoas não consegue perceber essa unidade fundamental, é por conta dos nafs, as impurezas de toda ordem que carregamos dentro de nós, e também pelas limitadas ferramentas físicas, emocionais e mentais de que a humanidade dispõe. Quando o coração da pessoa está purificado, as manifestações do Divino se refletem no espelho do seu coração. Só então o homem ascende do nível da sua natureza animal para o nível de ser humano real.

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