O FENÔMENO DA FIGURA-FUNDO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL: FIGURA REVERSÍVEIS
Por: Fabiana Terapias • 8/11/2017 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 2.060 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
GRADUAÇÃO PSICOLOGIA – CAMPUS PARAÍSO
2º SEMESTRE 2017
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICO:
“O FENÔNEMO DA FIGURA-FUNDO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL: FIGURA REVERSÍVEIS”
Fabiana Lopes da Silva – RA: D38154-7
Gabriel dos Santos Frias – RA: N1313H-0
Iberê Karan R. Couto – RA: N191FF-5
Luana E. C. da Silva – RA: N220FE-7
Mariana W. Tarcha – RA: D48DIA-8
Thiffany Pereira Marculino – RA: D48369-2
São Paulo
Setembro de 2017
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é uma análise dos processos de percepção sobre figuras reversíveis (figuras ambíguas), matéria no qual estamos aprendendo no segundo semestre de Psicologia da faculdade Unip – Campus Vergueiro, e o teste da hipótese de que a percepção é afetada pelo sexo do sujeito.
A função de organização da percepção é resumida na aquisição, interpretação e seleção dos estímulos sensórias externos, atribuindo um significado a eles.
A organização por Figura-Fundo é uma percepção onde uma imagem/figura que está em seu foco se torna primeiro plano, e as demais se tornam o segundo plano.
“Sempre que olhamos ao redor, tendemos a ver objetos ou figuras como segundo plano de fundo.” (Davidoff, 2001).
O fenômeno das figuras reversíveis é o processo em que o cérebro confunde a figura com o fundo, gerando uma ilusão da percepção.
A hipótese que escolhemos foi: A percepção das figuras é afetada pelo sexo do seujeito.
MÉTODO
Sujeito: 6 pessoas serão entrevistadas, amigos e familiares do sexo feminino e masculino entre 18 e 50 anos, a profissão e a religião serão citadas.
Instrumentos: Usaremos uma figura ambígua que apresenta o rosto de uma mulher jovem ou idosa, preto e branco, em folha sulfite A4 durante 5 minutos, permitindo duas interpretações referente a imagem anexada no final do relatório.
Procedimentos de coleta de dados:
1° Vou mostrar para você uma figura e você vai me dizer o que vê nela. (Deixaremos a pessoa manusear a vontade a figura que será apresentada em uma folha sulfite A4 durante um tempo de 5 minutos)
2° Este não é um teste psicológico, não há respostas corretas ou erradas, é apenas um exercício que tenho que fazer para faculdade, para estudar a percepção.
3° Posso começar?
4° Você já viu essa figura antes? (Se sim a figura já foi conhecida do sujeito, continuar com a aplicação, mas posteriormente, serão analisados os dados das pessoas que nunca viu essa imagem).
...