O Filme Freud Alem da Alma inicia em Viena em 1885
Por: Alessandra Vieira • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 692 Palavras (3 Páginas) • 121 Visualizações
ESAMC |
Freud além da alma |
Psicologia |
Alessandra |
04/09/2013 |
O filme Freud alem da Alma inicia em Viena em 1885.
Uma mulher que se diz estar cega e sem sentir suas pernas chama a atenção de Freud, pois seu estado físico é de uma pessoa normal mas para a mulher ela estava cega e paralitica.
Enquanto todos os médicos ficam contra Freud, Freud estava certo de que a mulher tem alguma coisa, e de que não é mentira sua. Ele desconfia então que é algum estado na mente.
Freud então vai atrás de um especialista na França. Em um curso um homem diz sobre a histeria que é mais presente nas mulheres, e que seu principio é psicológico, ou seja uma doença mental. Normalmente ocorrido por traumas e que não são recordados.
Nesse curso o profissional iniciou a hipnose para mostras a simulação da doença histeria com seus pacientes, e mostrou que eles não tinham doenças orgânicas, era apenas o psicológico deles. Com a hipnose viram que conseguiam fazer a pessoa 'acessar' o seu inconsciente, e normalmente são onde estão os seus traumas.
Mesmo praticamente todos os médicos e seu professor ser com a teoria de Freud, Freud não desisti, e larga o hospital que trabalhava para se dedicar as pesquisas na psicologia com Breuer.
Freud se assusta com jovem que hipnotizado diz que matou o pai por amar a própria mãe, Devido a esse trauma, Freud diz que vai largar a terapia com hipnose e os estudos da histeria. Porem Mayers o convence a voltar seus estudos sobre a doença. Convencido Freud procura o jovem que amava a mãe, mas descobre que ele morreu em um hospício.
Freud cria uma teoria sobre a neurose, que e baseava que todos os traumas são ligados a sexualidade.
Uma paciente que no inicio do filme, tinha um trauma e por conta disso não bebia água, parecia estar curada para o Dr. Freud e Brauer. Mas ela volta a ter recaída, criando uma gravidez psicológica.
Breuer diz a Freud que Cecily é apaixonada por ele, e por isso ela n pode mais ser sua paciente, pois estava afetando o relacionando dele com sua esposa e passa sua paciente para Freud.
Pai de Freud tem um derrame e morre, e em seu enterro Freud desmaia em frente ao cemitério, e não consegue entrar e tem um pesadelo. Com isso Freud percebe que os sonhos tem significados para quem esta sonhando. Em seu sonho ele percebe que não fechou os olhos para algum pecado de seu pai e decide voltar ao cemitério, mas novamente não conseguiu entrar. Freud em uma das consultas com Cecily percebeu que alguns de seus traumas foi na sua infância, e sem hipnose ele conseguiu fazer Cecily relembrar de vários sonhos, e traumas que estavam em seu inconsciente.
Freud ao ver que a hipnose não é a melhor técnica de curar o trauma de Cecily começa um técnica de se sentar atrás de onde ela esta sentada. Com essa nova técnica Freud vai Descobrindo mais traumas de Cecily, e a maioria é de sua infância, por esse motivo os traumas não podia ser por repreensão sexual.
Freud e Cecily conseguiram "entrar em seu inconsciente" e achado a causa do trauma de sua paciente, e ela voltou a andar.
Freud se lembrou de uma frase que falava “O falso é a verdade na nossa cabeça”. Ao se lembra dessa frase, ele começou a entender tudo. Foi aí que descobriu que pai de Cecily não a molestava, mas ela que tinha desejo por seu pai. Com isso Freud também percebeu que ele amava sua mãe, por isso odiava seu pai. E ao chegar a essa conclusão que devia haver sexualidade desde a infância.
...