O Filme Um Estranho no Ninho Conta a História de Randle Patrick
Por: flaviachata • 27/10/2015 • Projeto de pesquisa • 251 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
O filme Um estranho no ninho conta a história de Randle Patrick McMurphy, um ex presidiário que se submete a se internar num hospital psiquiátrico, alegando ter problemas mentais, para se libertar da prisão, ao qual foi indiciado por estupro.
No filme, o personagem principal cria um grande vínculo com os internados, os motivam a questionar as ordens impostas e até cria situações complicadas e consideradas como baderneiras entre os internos e os membros do hospital psiquiátrico.
Durante o filme, somos apresentados a uma série de questionamentos, dentre eles qual a forma de tratamento adequada para aqueles considerados mentalmente doentes, notamos que parece não haver preocupação com a saúde metal dos internos, mas sim com a ordem e com o controle institucional. Os pacientes são submetidos a uma rígida rotina, intensa medicação e a terapia em grupo é feita de forma humilhante, onde todos são expostos aos seus maiores problemas e traumas e são utilizados para amedronta-los e denegri-los.
Com a chegada de McMurphy, houve o caos pois esse não concordava com as regras impostas pelo hospital e em momento algum ele tratava os internos como doentes, como pessoas incapazes, inválidos e sim os apoiavam a questionarem a vida que lhes eram impostas e a almejarem os simples prazeres, como assistir a um jogo de futebol ou a fazer um passeio de barco.
Tratamento de choque e lobotomia são duas terapêuticas que eram submetidos aos baderneiros do hospital.
No final do filme, percebemos os efeitos devastadores que um tratamento inadequado pode acarretar no sujeito.
...