O Freire e Educação Ambiental
Por: Rodrigo Eichenberg • 16/6/2021 • Artigo • 794 Palavras (4 Páginas) • 155 Visualizações
Educação ambiental libertadora: a importância da formação de sujeitos críticos e ativos na defesa do meio ambiente.
1Rodrigo Eichenberg
Resumo: A educação ambiental se tornou algo relevante na nossa sociedade. Os avanços tecnológicos, crescimento populacional, dentre outros fatores chave contribuíram para uma expansão territorial, com a consequente degradação do nosso planeta e esgotamento de recursos naturais. A seguir, será brevemente exposto a importância da formação de sujeitos críticos e pensantes, bem como a importância da implementação da educação ambiental, e como ela pode tornar nossa sociedade melhor.
Palavras chave: Educação ambiental; conscientização; freiriano.
A concepção ambiental crítica envolve uma dimensão sociocultural. Ou seja, para uma melhor compreensão, conhecer sua própria realidade é fundamental para compreender a relação natureza-sociedade. Isso se coaduna com o pensamento Freiriano de que o sujeito deve conhecer sua própria realidade, para assim construir o conhecimento provocando mudanças. (DICKMANN & CARNEIRO, 2012)
Nisso, a educação ambiental exerce um papel importante na vida do indivíduo, pois abrange as dimensões sociais e políticas, e que estas estão diretamente relacionadas com seus valores, crenças e subjetividades. Dialogar, educar, problematizar e criticar, estes elementos da pedagogia freiriana são essenciais para o entendimento de educação ambiental.
Carvalho (2004) afirma que a educação ambiental possui diversas vertentes com diversos entendimentos que não são tão nítidos, tais como educação ambiental crítica, política, comunitária, (in)formal, dentre outros. O pensamento freiriano é capaz de desencadear todos estes saberes na formação do sujeito.
Questões ambientais emergentes impõe a necessidade da implementação de educação ambientais nos níveis escolares para que o futuro seja assegurado de maneira efetiva. Incentivar a construção do conhecimento as relações indivíduo-
natureza-sociedade, tornando-o sujeito crítico e ativo dentro de sua realidade para provocar mudanças (VERDERIO, 2021)
Seguindo a ideia de Freire, ainda que não tenha defendido especificamente educação ambiental, através de seu legado pode-se aplicar seus conceitos, visto que para amar a natureza que o circunda, deve-se amar a si próprio. Somos seres de relação, logo, a relação com a natureza é englobada. (DICKMANN & CARNEIRO, 2012)
Sob a ótica do pensamento freiriano, a educação ambiental nos traz reflexões que nos direcionam para sua verdadeira prática, em que há a colaboração dos sujeitos de maneira ativa na sociedade, estabelecimento de laços com a comunidade, formação de consciência crítica para provocar mudanças dentro da realidade em que vive e o circunda, e uma melhor compreensão da relação sujeito-sociedade-natureza, todos como um só. (DICKMANN & CARNEIRO, 2012)
Para tanto, é de se destacar a importância da transmissão do conhecimento e implementação da EA nas escolas, conscientizando o sujeito desde a infância para que cresça desenvolvendo uma consciência ambiental desde o começo de sua idade fértil ao conhecimento (VERDERIO, 2021). Porém, há grandes desafios que envolvam desde a capacitação profissional desde a implementação na grade curricular, o que demandaria uma quebra de paradigmas da educação conservadora estritamente rígida que predomina as escolas. Porém, os resultados a longo prazo viriam a ser satisfatórios.
Indubitável de que a sociedade possui grande parcela de culpa pelos problemas ambientais atualmente, mas o sujeito crítico dentro de sua realidade é capaz de ver a causa dos problemas que o assolam, sendo possível, assim, postular as verdadeiras mudanças.
Considerações finais
Pode-se concluir que ainda há ainda muitos desafios para a verdadeira prática da EA. O desenvolvimento de ações integradas e participativas, potencializará as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza. Dita práxis contribuirá para a construção de novos olhares e novas relações,
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