O Instituto de Ciências Humanas
Por: Nay Gualter • 9/11/2019 • Projeto de pesquisa • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
Instituto de Ciências Humanas
CIBELLE MELO DE SOUZA | D9884H-3 |
IZADORA GOULART CRUZ | N47061-5 |
LAYSSA KRAUZE SANTOS AZEVEDO | D96CEC-0 |
NAYARA GUALTER DA SILVA OLIVEIRA | F085CI-8 |
PERCEPÇÃO
São Paulo
2019
CIBELLE MELO DE SOUZA |
IZADORA GOULART CRUZ |
LAYSSA KRAUZE SANTOS AZEVEDO |
NAYARA GUALTER DA SILVA OLIVEIRA |
PERCEPÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia: Processos Psicológicos Básicos do Curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP, campus Pinheiros.
Orientação: Everton Duarte
São Paulo
2019
1. INTRODUÇÃO 4
1.1. APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA 4
1.2. OBJETIVOS 5
1.3. HIPÓTESES 6
1.4. JUSTIFICATIVA 6
2. MÉTODOS 7
3. ANÁLISE DOS DADOS/RESULTADOS 10
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
6. ANEXOS 13
INTRODUÇÃO
APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA
É muito comum, atualmente, nas redes sociais encontrarmos figuras que possuam diferentes tipos de estímulos e apresentam várias imagens dentro de uma única.
O que nos faz distinguir essas imagens é o que chamamos de percepção. Dependendo de como essas imagens são decodificadas, é possível analisarmos e aplicar diagnósticos sobre os indivíduos.
Na psicologia, a percepção consiste em organizar e interpretar estímulos que foram recebidos pelos sentidos e que possibilita identificar certos objetos e acontecimentos. A percepção não se limita a receber os dados sensoriais, mas os organiza para lhes dar sentido (NEGREIROS, ALVES e LEMOS, 2012).
Uma das muitas percepções existentes é a Percepção Visual. Esta percepção é definida pela interpretação de certos estímulos visuais, com a obtenção de informações pelos olhos.
A percepção se dá pelas experiências colaterais vivenciadas. Fazemos associações com vivências passadas e codificamos as informações para que seja formadas as funções psicológicas.
Os sentidos nos mantêm informados sobre o que acontece ao nosso redor. Ajustamo-nos aos estímulos ambientais conforme eles se apresentam. Há fatores internos (relativos ao indivíduo) e externos (relativos ao ambiente) que influenciam a percepção e que variam de pessoa para pessoa, justificando diferenças perceptivas sobre um mesmo objeto.
Segundo Endo e Roque (2017), como não conseguimos perceber todos os estímulos ao nosso redor, usamos uma exposição seletiva para decidirmos quais estímulos iremos notar e quais ignorar. O que significa que em uma imagem, com muitos estímulos podemos selecionar o mais aparentes e ignorar aqueles que menos destacados.
Quanto mais complexo for o objeto percebido, e quanto menos familiar, mais detalhada será esta atividade perceptiva.
Segundo Luria apud Pino (2000), a unidade cerebral responsável pela percepção é a temporo-parieto-occipital. Esta unidade recebe, analisa e armazena os estímulos, permitindo perceber o mundo à nossa volta.
Segundo Mari e Silveira (2010), quando destacamos o aspecto visual da cognição humana, acionamos funcionalidades diferentes do córtex visual, que inclui o domínio das sensações em termos de uma captação sensorial das cores, das formas, dos movimentos e da distância, com a ativação de regiões do cérebro e de grupos de neurônios com especialização para esta elaboração inicial. A cognição visual tem, por sua própria natureza, uma importância fundamental para o conhecimento humano, se considerarmos o alcance perceptivo do olho.
Desta forma, podemos analisar que a percepção possui um papel extremamente importante no nosso cotidiano. Sem ela, seriamos incapazes de perceber e entender coisas, objetos, imagens que estão a nossa volta. Visando analisar na prática a percepção, este estudo foi elaborado.
OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de indivíduos por intermédio da apresentação da figura-fundo selecionada.
- Objetivos Específicos
Para a realização deste trabalho levou-se em consideração os objetivos específicos a seguir:
Estudar, a partir da percepção do outro, pontos de vista de uma mesma imagem;
Analisar e compreender como a percepção do outro pode ser alterada dependendo das vivencias anteriores;
Descrever o comportamento do outro frente a diversos estímulos;
Analisar literatura e encontrar pontos de estudos para aplicação do teste da imagem;
Apresentar e entregar resultados coerentes ou não com as hipóteses e literatura abordadas.
HIPÓTESES
Espera-se que o indivíduo entrevistado aponte todos os estímulos na imagem apresentada.
O entrevistado deverá encontrar 10 estímulos diferentes que compõem a figura. Não há resposta certa ou errada e espera-se que a pessoa encontre o maior número de estímulos quanto possível.
...