O LAUDO PSICOLÓGICO
Por: Thais Aguiar • 17/6/2019 • Trabalho acadêmico • 2.316 Palavras (10 Páginas) • 5.936 Visualizações
Autor: Thais Aguiar Ferreira
Solicitante: Lia Paula Rodrigues Gomes Oliveira
LAUDO PSICOLÓGICO 2
Palográfico
Identificação: Thais Aguiar Ferreira
Nome do avaliado: Thais Aguiar Ferreira
Idade: 23 Anos
Sexo: Feminino
Escolaridade: Cursando 3 ª período Psicologia
Naturalidade: Montes Claros MG
Estado civil: Solteira
OBJETIVO
As propostas da utilização desta ferramenta têm como objetivo proporcionar aos(as) acadêmicos(as) do 3 ª período do Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras na cidade de Uberlândia MG da disciplina de Medidas e Avaliação em Psicologia III, ministrada pela professora Lia Paula Rodrigues Gomes Oliveira , instruir na aplicar e manuseio do teste Palográfico.
3. Procedimentos Utilizados
No dia 09 de abril de 2019 , aplicou-se o teste Palográfico.
Segundo Alves (2009), o Teste Palográfico, de acordo com a classificação de testes de personalidade, ele pode ser considerado um teste expressivo de personalidade, pois segundo afirma Van Kock apud Alves (2009, p23): “n o ato de desenhar estão presentes e juntas a adaptação, a expressão e a projeção, e mais do qu e qualquer produção p essoal deve ser analisado cuidadosamente”. Ainda de acordo com Alves (2009, p23):
A adaptação se refere à adequação em relação à tarefa solicitada, isto é, realiza-se a tarefa de modo convencional, original ou fantasioso, bem com a execução está de acordo com a idade e o sexo. A expressão se refere “ao estilo peculiar da resposta do sujeito, que se revela através das qualidades propriamente gráficas, que dizem mais respeito à forma’”. A projeção é avaliada primeiro Relatório psicológico elaborado de acordo com as especificações descritas na Resolução.
07/2033 e CFP N.005/2012 . Este documento é de cunho confidencial e deverá ser mantido sob sigilo conforme Art. 6º e 9º do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Por meio da distribuição de qualidades às situações e objetos, que aparecem no conteúdo e na maneira de tratar o tema.
Para Wolf e Precker apud Alves (2009) há diferentes formas de comportamento, como por exemplo: Comportamento adaptativo, “é aquele que é determinado pelo material com que se trabalha ou pela situação” (p.23). O comportamento projetivo, sem ter consciência do processo o indivíduo tem o seu comportamento referente à atribuição de suas próprias necessidades.
No comportamento expressivo, é baseado no estilo da resposta, Ou seja, diante de uma mesma tarefa cada pessoa analisa a situação da maneira característica e individual e emprega o material ou organiza a situação de modo diferente. Os padrões de movimento, os gestos, o ritmo e as respostas fisiológicas do organismo variam consideravelmente de uma pessoa para outra, ou seja, há um estilo diferente na forma de responder ou realizar uma mesma tarefa.
De acordo com Allport apud Almeida (2009), o comportamento expressivo é influenciado por inúmeros fatores, cujos quais devem ser considerados para fazer a análise deste comportamento, tais f atores são: tradição cultural, convenção regional, disposições emocionais passageiras, condições d e tensão e fadiga, idade, sexo, estrutura muscula r congênita e estrutura física, condições de saúde e doença, deformações acidentais do corpo, treino especial (ex: militar) e condições do ambiente físico (ex: papel, caneta). Ao que se refere aos dois fatores iniciais, ‘’ eles refletem hábitos de gesticulação culturais ou regionais dominantes, pois há medida que uma pessoa se socializa, adquire os gestos tipicos de uma cultura, mas variar seu individual em função das normas tradicional.’’ (ALVES, 2009, p.26). Nos fatores ligados à idade, sexo, estutura muscular congênita e estrutura física, condições acidentais do corpo, são influências estruturais que podem permitir ou não certos gestos. O teste palográfico mede o comportamento expressivo, através dos desenhos dos palos, a pessoa que está desenhando, conseguirá transmitir (projetar) para o papel, questões psicossociais pessoa que está desenhando, conseguirá transmitir(projetar)para o papel, questões psicossociais que ela está vivenciando ou vivenciou e que por alguma razão se manifestou naquele momento ,como por exemplo: raiva, depressão, agressividade, habilidade de relacionamento com as demais pessoas, entre outros fatores.
4. Coleta de Dados
A aplicação do teste Palográfico segue as normativas e resoluções para a validação de um teste psicológico, conforme as orientações do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do respectivo manual.
Durante o processo de avaliação, o jovem não esboçou dúvidas posteriores ao receber as elucidações sobre o procedimento e aparentou tranquilidade. O teste Palográfico é um teste que preferencialmente mede o comportamento expressivo. Assim, de acordo com Alves (2009, p.21): “Segundo Vels (1982) o teste é aplicável da mesma forma a crianças desde os oito anos, adolescentes e adultos. O teste é bastante simples e consiste na realização de traços verticais de 7 mm de altura, com espaço de 2,5 mm entre eles”.
A aplicação é dividida em três dias. A primeira parte desse três dias tem a duração de 2 minutos e 30 segundos, e não é avaliada e tem objetivo de fazer desaparecerem as inibições naturais que qualquer teste produz. A segunda parte tem duração de 5 minutos e constitui a parte do teste que avaliada. Primeira parte o examinador controla o tempo a cada 30 segundos e na segunda parte a cada um minuto, dizendo a palavra sinal, quando o examinador deve fazer um traço horizontal e continuar a tarefa.
...