O Laudo Psicológico
Por: Felipe Novaes • 21/5/2021 • Resenha • 518 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
O que é grupo e massa?
O grupo ou massa é constituído por indivíduos que se unem em determinado momento com um objetivo em comum.
A psicologia estuda o ser individualmente, mas como parte de uma massa, de um grupo, visto que o primeiro grupo que nos constitui é o familiar, necessário para a nossa sobrevivência.
O indivíduo em sua singularidade é influenciado por pessoas a sua volta que de certa forma tenha se identificado ou tenha sido impactado por alguma circunstância em questão.
Quanto ser individual, nós temos os nossos gostos e preferências, já inseridos em uma massa, alguns sentidos nossos se transformam, se excluem, ou se iniciam em prol do objetivo daquele grupo em específico.
Le Bon acreditava em uma alma da massa, ou seja, uma ligação com que essa unidade tenha algo característico para constituir-se.
Se pensarmos nas grandes constituições de massas presenciadas, vamos observar algumas coisas em comum em relação a elas, além é claro do objetivo em comum como já citado. Os seres constituintes dessas massas desconstituem, desabilitam toda a sua superestrutura psíquica criada quanto indivíduo e da origem ao fundamento inconsciente comum a todos, ou seja, um pensamento muito primitivo. Reunidos em massa, acredita-se que são mais fortes e invencíveis. E o impossível é caracterizado só como uma palavra do dicionário, pois é ignorada completamente, o que lhes permite ceder a instintos primitivos que estando só seriam mantidos sobre controle, e como a massa é anônima e irresponsável, logo exclui o sentimento de responsabilidade que detém os indivíduos.
Excluímos o nosso “eu” na constituição de uma massa, nos consideramos capazes quando partimos de um grupo, é como um ato contagioso onde o movimento te leva para onde a força da massa te empurra. O indivíduo passa a agir de forma inconsciente.
Essas características servem para observamos algumas massas que compõe ou já compôs a nossa sociedade em algum momento, partindo desse parâmetro fica fácil identificar e observar como que a massa age, e que mesmo cada grupo tendo o seu objetivo específico, tem alguns parâmetros que não mudam.
Na nossa cidade mesmo, por ser de grande composição industrial, temos uma composição de massa muito característica aqui, como os sindicatos. Por diversas vezes quando é anunciado redução de funcionários, ou quando há cortes, eles se unem em prol de que a empresa não efetive essas demissões ou que forneçam alguns benefícios para esses colaboradores, partindo muitas vezes de discursos repetitivos, sem muita estrutura, onde os trabalhadores invadidos por essa euforia acabam aderindo ao movimento e as greves, e muitas vezes onde isoladamente esse funcionário não teria essa atitude, mas na massa há esse encorajamento. Outro movimento que vemos se levantar é quando há eleições, as massas do partido A e as massas do partido B, seguindo o mesmo movimento.
Portanto, o indivíduo na massa perde a sua capacidade intelectual, pois a massa é volúvel é impulsiva e excitável, é guiada pelo inconsciente, não tolera demora entre o seu desejo e a realização dele, e ao mesmo tempo que pode ter espontaneidade, a violência, a ferocidade, tem também o entusiasmo e os heroísmos dos seres primitivos.
...