O Que Podemos Falar Sobre Competência Social
Por: tania29 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 733 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
O que podemos falar sobre Competência Social
Nos dias de hoje muito se fala em competências e habilidades quando se fala em educação. E não poderia nem deveria ser diferente. Contudo, pouco se fala e menos ainda se faz em termos de aprendizado da competência social. Mas, quando falamos em competência social, do que estamos falando? Inicialmente, é preciso resgatar a função primeira e a própria natureza da educação. Partimos do pressuposto de que o ser humano, naturalmente, não sabe conviver, não saber viver em comunidade. Para tanto, a educação, inicialmente na família e, progressivamente, de modo formal, nas escolas, tem a função do ensino e da aprendizagem da interação humana, da vivência de experiências socialmente significativas. Trata-se de possibilitar a formação do “eu” pessoal, na aprendizagem da interação com outro “eu” pessoal, na convivência social, educando a sensibilidade para a vida em sociedade. Nessa dinâmica, a interação social é a condição fundamental para a construção da pessoa humana, e não somente mero indivíduo.
A competência social se expressa em habilidades sociais perceptíveis e descritíveis em termos de interações construídas com seus pares, em uma variedade de contextos e situações. Considerando a necessária inserção sociocultural do educando e do educador, a competência social deve ser compreendida sob essa perspectiva sociocultural, que implica desenvolvida capacidade de solidariedade e de empatia, que se manifesta no saber conviver, respeitando pontos de vista divergentes, e se realiza através de razão dialógica, capaz de construir consensos.
Se essa competência é uma aprendizagem que o ser humano deve adquirir desde a mais tenra idade, é função primordial da escola e complexificar as experiências socializadoras, construindo também, especialmente, conteúdos atitudinais. Nesse sentido, inicialmente, a primeira orientação deve sinalizar para a presença do outro, para a dignidade da alteridade, em sua diversidade, para cuja presença a sensibilidade deve ser educada. Em segundo lugar, é preciso construir a dinâmica de ensino e aprendizagem sobre projetos que solicitem competências e habilidades relacionadas ao exercício da cidadania, a fim de resistir ao fluxo do individualismo natural e cultural.
A competência social não é uma exceção, e tem muito de aprendida; ao longo da vida vamos aprendendo e configurando nossa forma de relacionarmos com os demais. Nesta aprendizagem existem duas variáveis fundamentais implicadas:
• A própria conduta que se aprende (o que as pessoas fazemos, pensamos, dizemos, sentimos...).
• A conduta dos demais, a reação dos demais ante o que fazemos.
Competência social começa em casa ao dar um bom dia para sua família, ao agradecer por alguma coisa pedir da licença, solidariedade com o próximo também é uma competência.
Desenvolvimento Social
Chama-se de desenvolvimento social o comportamento observado no modo de alguém agir diante de uma dada situação ou pessoa.
Para o desenvolvimento social com crianças a brincadeira é indispensável, existem muitas maneiras de colocar o desenvolvimento social em ação citarei algumas.
Continue envolvendo a criança em situações sociais, de que maneira, envolvendo as crianças em situaçoes
...