O Que é A Pedagogia Construtivista?
Exames: O Que é A Pedagogia Construtivista?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joellucena • 25/3/2015 • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 367 Visualizações
O que é a Pedagogia Construtivista?
José O. Cardentey Arias*
Armando Pérez Yera*
O construtivismo não surgiu como uma teoria pedagógica
propriamente dita, trata-se em essência de uma concepção filosóficopsicológica
sobre o desenvolvimento mental do homem e, em
particular, das crianças.
No marco da educação escolar, o construtivismo concebe a
aprendizagem como um processo de construção dos conhecimentos,
de sua elaboração pela criança conjuntamente com o adulto (neste
caso, com o professor), de diálogo com o outro, mas o epicentro desse
processo é a própria criança. Isso significa que o pólo decisivo da
aprendizagem não reside mais na figura do professor, mas esta na
criança mesma, e que a pedagogia deve concentrar sua atenção não
tanto no processo de ensino, quanto no jeito de como aprendem as
crianças, como constróem e reconstróem seus conhecimentos.
Quais são os fundamentos do construtivismo?
À diferença do behaviorismo, que considera que as estruturas
mentais são impostas de fora às crianças e que a conduta é resultante
de processos de aprendizagem reguláveis pela estimulação ambiental,
e do biologismo para o qual ditas estruturas são congênitas, o
* Professor visitante no Instituto de Educação da UFMT.
Rev. Educ. Pública., Cuiabá, v. 5, n. 8, jul./dez. 1996.
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O fazer pedagógico
construtivismo defende a idéia de que as pessoas nascem apenas com
um conjunto de predisposições neuro-fisiológicas para o pensar que
precisam ser desenvolvidas no percurso da vida. Por isso as estruturas
mentais devem ser concebidas como o produto de uma construção
realizada pela criança em prolongadas etapas de reflexão individual e
de interação com o outro.
De modo que na base da aprendizagem subjaz a atividade da
criança e sua comunicação social. O psíquico, o mental no homem é
construído na medida em que o indivíduo age sobre o mundo natural
e social em que está inserido. Sem esse agir, mediante a ação e a
linguagem, não haveria pensamento, não haveria construção da
inteligência. O psiquismo humano é socio-culturalmente construído
no decorrer da vida individual numa complexa dialética de interação
do homem com o meio. A socialização da criança é ao mesmo tempo
o processo de sua individualização, de formação de sua
personalidade. Trata-se no fundo de um processo internamente
contraditório, conflitivo, mediado pelo o adulto e em geral pelos
agentes de socialização característicos de um contexto sócio-cultural
determinado.
Para o construtivismo - enquanto herdeiro do iluminismo
europeu - o homem é um ser essencialmente racional. A razão, que
não é uma dádiva nem natural nem divina, intervém como o fator
integrador e o regulador principal de toda a vida psíquica do homem e
do desenvolvimento de sua personalidade. Em oposição parcial à
psicanálise, que centralizou seus estudos nos fenômenos emocionais e
irracionais, o construtivismo privilegia a razão face à paixão e o
consciente face ao inconsciente como fatores de regulação do
comportamento individual, de construção da mente e de organização
da vida em sociedade.
Mas a razão, expressa na faculdade de pensar, julgar e
argumentar é também um fenômeno histórico-social, ou seja, o
resultado e o componente ativo do desenvolvimento histórico da
humanidade e das formas socialmente cristalizadas de interação e
Rev. Educ. Pública., Cuiabá, v. 5, n. 8, jul/dez. 1996.
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O fazer pedagógico
comunicação dos indivíduos. Daí a capacidade da mente humana de
regulamentar a vida social, quer dizer, de estabelecer determinadas
regras, normas e leis que dão certa coerência ao convívio entre os
homens. Para isto, eles se valem também de sistemas simbólicos de
representação da realidade, entre os quais o mais estendido é o
sistema lingüístico natural. A linguagem aparece assim como o
instrumento por excelência da dimensão dialógica da construção do
pensamento. Sendo um agente ativo de sua própria determinação, o
homem desenvolve sua mente na medida em que transforma o meio e
organiza sua atividade com a ajuda da linguagem e outros meios de
comunicação.
Por outro lado, a diferença das éticas cristã e rousseanomarxista,
de acordo com
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