O Que é Esclerose Múltipla?
Por: E1234 • 20/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.570 Palavras (11 Páginas) • 410 Visualizações
O que é Esclerose Múltipla?
A Esclerose múltipla EM é uma doença neurológica,crômica e auto-imune ou seja,as células de defesa do orgamisno atacam o próprio sistema nervoso central,provocando lesões cerebrais e medulares .Embora a causa da doença ainda seja desconhecida .a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo,o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes,os pacientes são geralmente jovens,em especial mulheres de 20 a 40 anos.A esclerose multiplica não tem cura epode se manifestar por diversos sintomas,como por exemplo:Fadiga intensa,depressão,fraqueza muscular,alteração do esquilibrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal da bexiga.A desmilinização causa pontos de inflamação que prejudica os axônios acumulando incapacitações neurológicas.Estes pontos buscam uma reconstrução coma formação de cicatrizez,porem não é possível manter a mesma função do tecido original.As cicatrizes são formas encontradas pelo organismo de curar imflamação.É A partir desse processo que caracteriza o nome da doença.-Esclerose significa cicatriz.
Os pacientes podem se recuperar clinicamente total ou parcialmente dos ataques individuais de desmielinizaçao,produzindo-se o curso clássico da doença,ou seja,surtos (período em que se manifesta intercalados com períodos sem manifestação).
O diagnostico e basicamente clinico e laboratorial,embora em alguns casos podem ser insuficientes para definir de imediato se a pessoa tem ou não esclerose Múlplica,isso acontece pois os sintomas se assemelham a outros tipos de doenças neurológicas.Nestes casos a confirmação diagnostico pode levar mais tempo.Apesar de ainda não existir a cura para a Esclerose Multiplica muito pode ser feito para ajudar os pacientes a serem independente e a terem uma vida confortável e produtiva.
[pic 1]
A ABEM estima que atualmente 35 mil brasileiros tenham Esclerose múltipla:
Esta doença Neurológica:
Não e uma doença metal.
Não e contagiosa.
Não e suscetível de prevenção.
Não tem cura e seu tratamento consiste em atenuar os efeitos e desaceleram a progressão da doença.
Sintomas mais comuns:
Os sintomas eles pode ser leves ou fortes e rapidamente aparecem tal,como ele desaparem totalmente ou não se pode prever.
No cérebro:
Visão dupla.
Falta de força e de sensibilidade nos membros superior e inferior:
Desequilíbrio.
Fadiga.
Na medula espinal:
Fraqueza dos membros
Dificuldades de locomoção..
Rigidez e sensação de membros pesados .
Dormência,dores.
Fadiga:
Sintomas debilitante de instalação imprevisível ou desproporcional em relação á atividade realizada. A fadiga é um sintomas mais comum e um dos mais incapacitante da EM,que si manifesta-se por um cansaço intenso e momentaneamente incapacitante muito comum quando o paciente se expõe ao calor ou quando faz esforço físico intenso.
Alterações Fonoaudiológicas:
Pode surgi no inicio da doença ou no decorrer dos anos alterados,ligando a fala e deglutição com sintomas como : fala lentificada,palavras arrastadas,voz trêmula,disartrias,fala escandida e disfasias (dificuldade para engolir,liquido,patosos e sólidos).
Transtornos Visuais:
Visão embaçada
Visão dupla
Problemas de equilíbrio e coordenação:
Perda de equilíbrio
Tremores
Instabilidade ao caminhar
Vertigens e náuseas
Falta de coordenação
Debilidade ( pode afetar pernas e o andar)
Fraqueza geral
Espasticidade:
A espasticidade é arigidez de um membro inferior, A parestesia compromete a sensação tátil normal,que pode surgi como sensação de queimação e formigamneto pelo corpo. Outras sensações não defimidas como dor ,por exemplo.
Transtornos cognitivos:
O pacinete pode apresentar sintomas cognitivos,ou seja de memória durante qualquer momento da doença e independendo da presença de sintomas físicos,motoras.As funções cognitivas mais freqüentemente comprometidas são no processamento da memória e na execução de tarefas.Os individus se queixam muito que levam mais tempo para memorizar as tarefas e possuem mais dificuldades para executar as mesmas.
Transtornos emocionais:
Pode haver depressivos, ansiosos transtorno de humor,irritabilidade,flutuação entre depressão e mania ( transtorno bibolar).
Sexualidade:
Disfunção erétil nos homens,
Diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres.
Comprometimento da sensibilidade do períneo ( região da genitáli
Diagnóstico :
A primeira coisa a ser feita em caso de suspeita de Esclerose Múltipla é buscar esclarecer o diagnostico. Deve-se procurar o médico neurologista que e o profissional mais adequado para investigar e tratar paciente com a doença. Existe uma série de doença inflamatória e infecciosas que podem ter sintomas semelhantes ao da Esclerose Múltipla.O mais importante é aliar aspectos,conhecimento médico,historia da pessoa e exames físicos ,neurológicos e laboratoriais.
Os enganos mais comuns:
Subvalorizar sintomas. ,levando a falso positivo e falso negativo em relação ao diagnóstico de EM.
PAREI AQUI
- Os critérios básicos para diagnosticar a EM são:
Evidência de múltiplas lesões no Sistema Nervoso Central (SNC).
Evidência (clínica ou paraclínica) de pelo menos dois episódios de distúrbio neurológico num indivíduo entre 10 e 59 anos de idade.
- Os exames solicitados pelo médico neurologista para auxiliar no diagnóstico são:
Ressonância Magnética de crânio e coluna em níveis cervical, torácico, lombar (em alguns casos).
Líquor onde o fluido que banha o SNC é retirado para exame.
Potencial evocado que mede a condução nervosa no seu trajeto visual, auditivo, motor e sensorial.
...