O Questionário de Pesquisa
Por: Danyelle Fabrynne • 22/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 364 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
Página 1 de 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS-UNIGRAN
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE PSICOPEDAGOGIA
QUESTIONÁRIO AOS DOCENTES
- Nome (apenas as iniciais); Qual sua formação? Qual curso fez? Onde e quando o fez? Ano de conclusão? Fez ou faz curso de formação continuada? Qual turma leciona?
- Para você, o que venha a ser dislexia? Conhece seus sintomas?
- Já lecionou para alunos com necessidades educacionais especiais e alunos disléxicos?
- Procura estar atento (a)/informado (a) sobre a dislexia? Já fez ou procura fazer cursos de formação especifico a dislexia?
- Acredita que a dislexia possa ser confundida com outros transtornos/dificuldades de aprendizagem? Se sim, o que a faz ser confundida? Como poderia estar evitando tal confusão e possíveis rótulos?
- Como se dá seu planejamento escolar? Quais recursos são utilizados ao trabalhar com um aluno disléxico? Como ocorre a abordagem de conteúdos?
- Para você, quais as principais dificuldades que o docente enfrenta em relação às praticas de ensino com alunos disléxicos?
- Para você, o trabalho desenvolvido pela escola e demais docentes, estão ajudando no desenvolvimento de aprendizagem dos alunos com dificuldades/transtornos de aprendizagem, principalmente os disléxicos?
- Para você, há certo descaso por parte dos órgãos governamentais em relação ao apoio aos docentes e suas práticas de ensino e formação continuada?
- É importante não estigmatizar a criança, independente do lugar. Para você, o que pais e docentes podem estar procedendo para que tais estigmas/rótulos não ocorram?
- Como o docente pode identificar e diferenciar um aluno disléxico do demais?
- Tendo presente na sala de aula um aluno disléxico, quais metodologias e procedimentos escola e docente podem estar fazendo uso, visando melhorar o desempenho do aluno, este disléxico ou não?
- Para você, o que ainda precisa ser melhorado para garantir um processo de aprendizagem de qualidade a todos os alunos (com ou sem dificuldades/transtornos de aprendizagem)?
- Com relação as formações continuadas, o que ainda precisa ser melhorado? Que temas poderiam ser mais abordados e aprofundados?
- Apesar da disponibilidade de informações referentes as dificuldades/transtornos de aprendizagem, alguns docentes desconhecem o conceito de dislexia e seus sintomas. Para você, o que poderia ser feito para alterar tal realidade? Acredita haver um certo desdém pelos próprios docentes em não preocupar-se com esta situação, achando que nunca lecionarão para um aluno disléxico?
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com