TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resenha Fritz

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Porto Alegre, 06 de setembro de 2018.

Curso: Personalidade II

Professora: Claudia Bernardi

Aluno: Vagner Carneiro Velaski

Fritiz Perls – A Abordagem Gestáltica E Testemunha Ocular Da Terapia

Interessante iniciarmos mencionando que neste livro logo em seu início temos uma visão relacionada a um momento, diga-se de passagem, único para Fritz quando menciona-se que naqueles últimos dois meses ele nunca havia sido tão feliz. Expandiu uma paz firme e suave, combinando ensino, terapia, divertimento, amor e escritos, isso na medida em que a necessidade surgia.

A psicologia lida, afinal de contas, com um objeto do maior interesse para os seres humanos: nós próprios e os outros. A compreensão da psicologia e de nós mesmos deve ser consistente. A premissa básica da psicologia da Gestalt é que a natureza humana é organizada em partes ou todos, que é vivenciada pelo indivíduo nestes termos e que só pode ser entendida como uma função das partes ou todos dos quais é feita. O organismo tem tanta necessidade psicológica como fisiológica de contato, ela é sentida cada vez que o equilíbrio psicológico é perturbado, assim como uma necessidade fisiológica quando é alterada deixando claro que os dois processos são trabalhados em conjunto.

O mundo nos oferece as mais variadas oportunidades de enriquecimento e diversão e mesmo assim na maioria das vezes vagamos sem objetivo, não sabendo o que queremos e com isso nos tornando incapacitados de alcançar que almejamos. Compreender que o comportamento humano é a meta da psicologia que visa atingir o autoconhecimento, satisfação e auto sustentação é um grande desafio diário sendo a busca por uma equilibrada vida e controle da saúde mental a grande meta, o maior alcance. A abordagem Gestáltica se constitui da exploração de um enfoque relativamente novo a totalidade do comportamento humano, tanto em realidade quanto em potencialidade.

A primeira premissa deste livro é a organização de fatos, percepções, comportamento ou fenômenos, e não os aspectos individuais de como são compostos, que os definem e lhes dá um significado específico particular. Originalmente este conceito foi desenvolvido por um grupo de psicólogos alemães, que trabalhavam no campo da percepção, e que mostraram que o homem não percebe as coisas isoladas e sem relação, mas as organiza no processo perceptivo como um todo significativo.

É claro que o pensamento não é a única atividade mental que nos ocupa. A mente também possui outras funções.

Há a função da atenção. Quando dizemos: “Coloquei minha mente trabalhando no problema”, não queremos dizer que tiramos um corpo físico de dentro de nós e o conectamos com o problema. Queremos dizer: “Concentrei muito de minha atividade e de minhas percepções sensoriais nesse problema”. Em todas as atividades mentais, a relação entre o que fazemos e pensamos é muito clara. Quando nos conscientizamos de algo, ficamos nossa atenção em algo, ou tentamos exercer nossa vontade sobre algo, há alguns sinais explícitos, pelos quais o espectador pode ver que estes processos estão em ação. A psicologia nos permite ver os lados mental e físico do comportamento humano, não como entidades, mas sim como um todo e examina o comportamento como se manifesta ao nível explícito da atividade física e ao nível oculto da atividade mental.

Dentro do livro mais especificamente nos fundamentos menciona o seguinte trecho: “O homem está pendente entre a impaciência e o pavor”. Cada necessidade requer satisfação imediata, sem qualquer demora. A impaciência é a primeira forma emocional assumida pela excitação, produzida pela presença de uma necessidade e o distúrbio do equilíbrio.

A pessoa que é capaz de ficar com a experiência do vazio fértil, experienciando sua confusão ao máximo e que pode se dar conta de tudo que chame sua atenção (alucinações, frases interrompidas, sentimentos vagos, sentimentos estranhos, sensações peculiares) está apta a uma grande surpresa. Terá provavelmente uma experiência de “aha”, subitamente achará uma solução, um insight que não ocorreu antes, uma deslumbrante luz de realização ou compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com