O Resenha Fritz
Por: Vagner Velaski • 22/10/2019 • Resenha • 902 Palavras (4 Páginas) • 206 Visualizações
Porto Alegre, 06 de setembro de 2018.
Curso: Personalidade II
Professora: Claudia Bernardi
Aluno: Vagner Carneiro Velaski
Fritiz Perls – A Abordagem Gestáltica E Testemunha Ocular Da Terapia
Interessante iniciarmos mencionando que neste livro logo em seu início temos uma visão relacionada a um momento, diga-se de passagem, único para Fritz quando menciona-se que naqueles últimos dois meses ele nunca havia sido tão feliz. Expandiu uma paz firme e suave, combinando ensino, terapia, divertimento, amor e escritos, isso na medida em que a necessidade surgia.
A psicologia lida, afinal de contas, com um objeto do maior interesse para os seres humanos: nós próprios e os outros. A compreensão da psicologia e de nós mesmos deve ser consistente. A premissa básica da psicologia da Gestalt é que a natureza humana é organizada em partes ou todos, que é vivenciada pelo indivíduo nestes termos e que só pode ser entendida como uma função das partes ou todos dos quais é feita. O organismo tem tanta necessidade psicológica como fisiológica de contato, ela é sentida cada vez que o equilíbrio psicológico é perturbado, assim como uma necessidade fisiológica quando é alterada deixando claro que os dois processos são trabalhados em conjunto.
O mundo nos oferece as mais variadas oportunidades de enriquecimento e diversão e mesmo assim na maioria das vezes vagamos sem objetivo, não sabendo o que queremos e com isso nos tornando incapacitados de alcançar que almejamos. Compreender que o comportamento humano é a meta da psicologia que visa atingir o autoconhecimento, satisfação e auto sustentação é um grande desafio diário sendo a busca por uma equilibrada vida e controle da saúde mental a grande meta, o maior alcance. A abordagem Gestáltica se constitui da exploração de um enfoque relativamente novo a totalidade do comportamento humano, tanto em realidade quanto em potencialidade.
A primeira premissa deste livro é a organização de fatos, percepções, comportamento ou fenômenos, e não os aspectos individuais de como são compostos, que os definem e lhes dá um significado específico particular. Originalmente este conceito foi desenvolvido por um grupo de psicólogos alemães, que trabalhavam no campo da percepção, e que mostraram que o homem não percebe as coisas isoladas e sem relação, mas as organiza no processo perceptivo como um todo significativo.
É claro que o pensamento não é a única atividade mental que nos ocupa. A mente também possui outras funções.
Há a função da atenção. Quando dizemos: “Coloquei minha mente trabalhando no problema”, não queremos dizer que tiramos um corpo físico de dentro de nós e o conectamos com o problema. Queremos dizer: “Concentrei muito de minha atividade e de minhas percepções sensoriais nesse problema”. Em todas as atividades mentais, a relação entre o que fazemos e pensamos é muito clara. Quando nos conscientizamos de algo, ficamos nossa atenção em algo, ou tentamos exercer nossa vontade sobre algo, há alguns sinais explícitos, pelos quais o espectador pode ver que estes processos estão em ação. A psicologia nos permite ver os lados mental e físico do comportamento humano, não como entidades, mas sim como um todo e examina o comportamento como se manifesta ao nível explícito da atividade física e ao nível oculto da atividade mental.
Dentro do livro mais especificamente nos fundamentos menciona o seguinte trecho: “O homem está pendente entre a impaciência e o pavor”. Cada necessidade requer satisfação imediata, sem qualquer demora. A impaciência é a primeira forma emocional assumida pela excitação, produzida pela presença de uma necessidade e o distúrbio do equilíbrio.
A pessoa que é capaz de ficar com a experiência do vazio fértil, experienciando sua confusão ao máximo e que pode se dar conta de tudo que chame sua atenção (alucinações, frases interrompidas, sentimentos vagos, sentimentos estranhos, sensações peculiares) está apta a uma grande surpresa. Terá provavelmente uma experiência de “aha”, subitamente achará uma solução, um insight que não ocorreu antes, uma deslumbrante luz de realização ou compreensão.
...